Alimentos Ricos em Antioxidantes

Alimentos Ricos em Antioxidantes

image001

Nosso corpo naturalmente produz substâncias antioxidantes para combater os efeitos dos agentes oxidantes, mas para que isso seja possível é necessário que o organismo tenha uma dieta rica em antioxidantes.

Foi comprovado que a ingestão desse tipo de alimentos previne doenças cardiovasculares, diabetes, cancer e ajudam a aumentar a longevidade. O que está começando a ser estudado, é o efeito que esses alimentos têm na performance de atletas de alto rendimento.

Performance e Estresse

Um estudo recente da Universidade de Newcastle na Austrália, mostrou que quando atletas diminuíam a quantidade de alimentos antioxidantes ingeridos durante o dia, tinham uma queda de performance de 2% a 3% e um aumento significativo no estresse causado pelos treinos, como dores, cansaço e falta de disposição.

O quê e como comer?

Frutas e Verduras

Frutas e verduras são consideradas as melhores fontes de antioxidantes para o corpo. Portanto, recomenda-se a ingestão de cerca de cinco porções de frutas e verduras todos os dias. Ricas em vitaminas C e E, ajudam o corpo a se defender dos agentes oxidantes.

Peixe

Peixe é uma excelente fonte de nutrientes para ciclistas. Contém altos níveis de gorduras essenciais como EPA e DHA e o antioxidante Omega-3, que além de ajudar na proteção do corpo, reduz a pressão sanguínea, melhoram as funções psicológicas e motoras, ajudam na performance de atletas, uma vez que penetram nas células musculares e reduzem as lesões musculares e ajudam a aliviar dores decorrentes de estresse muscular.

Raízes e cereais

Cereais e raízes não processados, ou seja, que não estejam em pasta, refinados ou em pães, são extremamente ricos em antioxidantes, além de possuírem gorduras saudáveis e muitas vitaminas.

Cuidados

O efeito dos alimentos antioxidantes sobre a performance esportiva ainda é um campo pouco estudado, portanto é indicado um acompanhamento nutricional para que não se tenha o efeito contrário. Por exemplo, foi evidenciado em pesquisas, que o consumo excessivo de vitamina C, diminui a adaptação do atleta aos treinos.

Certamente, você já escutou falar em alimentos antioxidantes. Eles agem, sobretudo, na prevenção dos radicais livres, formados a partir do metabolismo do nosso próprio organismo, e, em excesso, causam, dentre diversos problemas, o envelhecimento precoce. Porém, onde você pode encontrá-los? Para que tudo fique mais claro, siga essas instruções!

– Abóbora, morango, brócolis, pimenta, cenoura, couve, espinafre, melão amarelo, damasco, pêssego e mamão são ótimas fontes de betacaroteno, um tipo de antioxidante.

– A vitamina C, tão presente no nosso dia-a-dia também é um tipo de antioxidante. Ela pode ser facilmente encontrada no melão, kiwi, goiaba, caju, abacaxi, tangerina, laranja, dentre outros.

– As amêndoas, avelãs, amendoins, azeite de oliva, óleo de girassol, leite, batata-doce, manga e germe de trigo são ricos em vitamina E, outro antoxidante.

– O cobre pode ser encontrado em grãos integrais, chocolate amargo, carnes e legumes. Já o zinco, nas carnes, ostras, moluscos e todos os tipos de castanha.

– O tomate, a goiaba e a melancia, por sua vez, são ricos em lipoceno.

– As uvas e o vinho tinto possuem grande quantidade de resveratrol.

– Por fim, o abacate, os aspargos e os brócolis são ricos em glutationa.