Benefícios da água de coco

Benefícios da água de coco

A água de coco é diurética, isotônica e com alto índice de potássio — o que a torna um refresco perfeito para repor os nutrientes após a atividade física.

É fonte de zinco e manganês, com alto poder antioxidante. Uma das qualidades mais importantes da água de coco é promover a hidratação, inclusive da pele, tornando-a mais bonita.

A água de coco é um líquido rico em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros nutrientes que só fazem bem ao organismo, por isso esse líquido é tão especial.

Ela sacia a fome, ajuda no funcionamento do intestino, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, favorece as funções renais e a circulação sanguínea.

No verão,  ela reduz a pressão arterial e risco de doenças cardíacas, protege contra vários tipos de câncer, fortalece o sistema imunológico e tem função antienvelhecimento.

Composição Nutricional

Á água de coco possui em média 40 calorias a cada 200 ml. É composta basicamente por água (93%) e açúcares (5%), além de conter sais minerais e vitaminas. Os principais minerais encontrados são sódio, potássio, cálcio, magnésio, manganês, zinco e ferro. Vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5) e vitamina C (as quantidades podem variar de acordo com o processo de maturação do coco, assim como a qualidade do solo e quem o coqueiro foi cultivado).

  Coração e rim saudáveis

Você pode se perguntar por que colocamos coração e rim no mesmo item. Mas, veja como nosso organismo é todo conectado. 

O potássio encontrado da água de coco é um nutriente extremamente importante para manter em equilíbrio a quantidade de sal e água que os rins excretam. Sem o potássio, os rins não conseguem eliminar sódio com eficiência.

O excesso de sódio no organismo, por sua vez, retém água e aumenta a pressão arterial, também conhecido como hipertensão.

  Rejuvenesce e previne contra o câncer

Contém citocininas, que protegem as células do envelhecimento e previnem contra o câncer.

As citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular, por isso atuam na renovação das células, garantindo uma pele jovem e saudável”, explica, explica a nutricionista Caroline Dalcero, do Spa Posse do Corpo.

Além disso, acrescenta a especialista, diminui a possibilidade de surgirem células cancerígenas, devido à rápida divisão celular (quando a célula se divide e dá origem a duas células idênticas, conhecido, também, como mitose).

A divisão celular é o processo responsável pela reposição de células mortas, regeneração dos tecidos saudáveis do corpo e pelo crescimento do indivíduo.

  Evita a desidratação

Segundo Caroline, por apresentar grande quantidade de sais minerais, principalmente sódio e potássio, a água de coco é um hidratante poderoso.

“Juntos, sódio e potássio funcionam como uma solução fisiológica capaz de hidratar o corpo e eliminar as impurezas“, explica.

Fortalece o sistema imunológico

“A água de coco é rica em vitamina C e esta aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismo e estruturas estranhas ao corpo“, esclarece a nutricionista Caroline.

A especialista aponta, também, que o nutriente aumenta os níveis de anticorpos no organismo.

Tem cinco minerais essenciais

Potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo, lista a nutricionista. Segundo ela, são essenciais para o bom funcionamento do organismo por formarem uma combinação perfeita.

“Quando a pessoa sofre deficiência de algum desses elementos, pode ter fraqueza, espasmos musculares, confusões mentais, entre outros malefícios”, alerta.

  É digestivo

Segundo a nutricionista, a flora intestinal agradece o consumo da água de coco.

Os sais minerais (como o magnésio e o potássio) que ela possui ajudam na digestão, agindo contra o intestino preso“, avisa Caroline.

  Combustível para os músculos

A água de coco carrega potássio, que ajuda no estoque de glicogênio (combinação de moléculas de glicose que fornece energia imediata para os músculos).

“A grande quantidade de potássio também impede o aparecimento de cãibras e espasmos musculares”, acrescenta

Além disso, devido ao teor de eletrólitos, ela ajuda na reposição de minerais que se perdem quando realizamos alguma atividade física.