Como Montar Uma Loja de Preço Único

Como Montar Uma Loja de Preço Único

As lojas de preço único têm ultrapassado a expectativa além das tendências de mercado, pois têm a fórmula essencial para o sucesso de qualquer ramo varejista que constitui uma equação entre preços competitivos e variedade de produtos.

Segundo pesquisas, as lojas de preço único fazem sucesso até mesmo em bairros de classe média, por motivos de praticidade. Com isso, percebe-se que essas lojas são frequentadas por todas as classes sociais com a venda de produtos, que mesmo possuindo um valor abaixo do mercado, possuem qualidade intrínsecas, ou seja, bom custo e por isso bons preços e os produtos são entregues no momento exato em que se compra e com bom atendimento.

Mercado

O grande impulsor para as lojas de preço único foi o poder de compra trazido com o Plano Real nos anos 90. Depois dessa época, o país já passou por várias pressões inflacionárias e mesmo assim as lojas de preço popular continuam em alta e são uma boa pedida para os empresários que querem ter sucesso.

Localização

Para a escolha da localização, realize pesquisas de mercado sobre o público-alvo local e sua frequência às lojas de preço único. Para isso, é necessário saber o volume de consumo do local, que pode ser obtido através de conversas outros comerciantes e da observação do movimento em centros comerciais e outros. Veja também a existência de outras lojas de preço único.

Procure abrir a loja onde existem outros comércios como lojas, armarinhose até outras opções de lojas de preço único, mas garanta a qualidade dos seus produtos.

Vencer a concorrência local dependerá das ações de marketing, do bom atendimento e da variedade em produtos. Se possível, pesquise produtos que a concorrência não oferece e venda esses produtos. Muitas vezes ações mais simples são as mais eficazes.

Dicas do negócio

Uma dica valiosa para as lojas de preço único é sobre a capacidade de se adequar às tendências de mercado e promover ações de marketing efetivas.

As lojas podem vender produtos temáticos, como artigos de Hallowen,  fantasias de carnaval e na época de férias, artigos para serem utilizados na praia ou piscina. Essas e outras ideias só dependem do empresário para darem lucro.

As lojas podem fazer queimões de saldo  e promoções para produtos que estão sem vendas, ou em decorrência das vendas da concorrência, enfim, existem diversas maneiras de ser criativo e alavancar as vendas para as lojas de preço único.

Lembrando que a melhor época para essas lojas é quando há datas comemorativas como dia dos pais, natal, dia das crianças e outros. Essa é uma boa hora para promoções e descontos, já que as vendas responderão por toda a diferença em preços.

A maioria das lojas de preço único são apertadas, quentes e oferecem pouco conforto para os clientes, com corredores que mal cabem um consumidor e isso dificulta a escolha de produtos e pode fazer com que os clientes saiam logo da loja. Então, seja um diferencial no ramo, tenha uma loja de pelo menos 100m² para atendimento, caixa e prateleiras.

O depósito deve ficar atrás com escritório e locais e banheiros para funcionários. O depósito pode ser pequeno, mas deve ser organizado, pois não poderá gerar danos aos produtos.

Código de Defesa do Consumidor

Tenha sempre na loja o Código do Consumidor para buscar informações e sanar dúvidas, evitando assim possíveis litígios. Informe-se sobre as condições de pagamento, condições de trocas de produtos, cobranças e outras matérias referentes às vendas, de acordo com o que o Código prescreve.

Dicas para vender melhor

Para vender mais estabeleça um local agradável, com música ambiente, atendentes atenciosos e educados e cestas de compras.

Evite poluição visual, ou seja, produtos amontodos nas prateleiras que devem estar limpas e arrumadas. Tenha também serviços de achados e perdidos e outras ideias que façam com que os clientes se sintam confiantes em frequentar o local.

Divulgue com cartazes do lado de fora os produtos em promoção e tenha produtos para compras de impulso no balcão de atendimentos.

Fornecedores

Uma das maiores características das lojas de preço único são a variedade de produtos oferecidos e para atender toda a demanda de produtos procurados com variedade é necessário uma administração eficiente de estoques com uma gestão flexível que inclua vários fornecedores.

Para uma eficiente adminstração de produtos, comece com uma lista dos produtos mais procurados pelos consumidores que são brinquedos eletroeletrônicos, brinquedos de plásticos, utensílios para cozinha, utensílios para lavanderia doméstica, utensílios para decoração, produtos de armarinho como papelaria e produtos de costura.

A segunda etapa é descobrir quais os melhores distribuidores de cada um desses produtos na região. Para cada gama de produtos, liste até três fornecedores que passem no testes de qualidade, preços e entregas; o número de três é necessário, pois no caso de um fornecedor não cumprir acordos, então mude rapidamente para outro e sem pensar duas vezes. Isso porque o sucesso desse negócio é ter sempre o que o consumidor quer no momento em que procura e quanto mais variedade de produtos melhor.

Gestão de estoques

É bom lembrar que quantidade não significa variedade. Portanto, para uma gestão eficiente de produtos estabeleça observação e análise de produtos que saem com mais frequência, evitando-se assim, que estoques fiquem ociosos, sem vendas e prejudicando a capacidade de liquidez da empresa.

A lucratividade das lojas de preço único vem em sua maioria do giro dos produtos e para a sobrevivência do negócio, é essencial o constante giro de estoques para manter a liquidez e fluxo de caixa. Portanto, uma eficiente gestão de estoques é essencial.

Investimentos

Para montar uma loja de preço único, é necessário investir na compra ou locação de imóvel e adequação do imóvel, além de artigos para atendimento como balcão e prateleiras e mobiliário para escritório, além de prateleiras para depósito.

A loja também terá custos com contratação de mão de obra que varia com a estrutura do local, que poderá iniciar com um auxiliar, um vendedor, um atendente para balcão e outro para o caixa.

Os outros investimentos serão com legalização e formalização do estabelecimento.

As lojas de preço único também terão investimentos com automação, pois se faz necessário a informatização da loja com softwares voltados para serviços de caixa, controle de estoques e outros.

Para auxílio financeiro a loja poderá pesquisar sobre as linhas de financiamento oferecidas pelo BNDES. O banco tem linhas de financiamento específicas para atender cada necessidade de investimento da empresa, necessidade de informatização, capital de giro e outros.