Conheça os efeitos detox das saladas

Conheça os efeitos detox das saladas

As saladas são pratos que fornecem poucas calorias e muita saciedade na hora das refeições, por isso são perfeitas para quem quer emagrecer. As folhas verdes são ricas em fibras e graças a elas são as melhores escolhas para uma alimentação saudável, sendo essenciais na hora de reeducar o paladar e mudar os hábitos para perder peso definitivamente. As folhas e vegetais são muito importantes, porque são alimentos ricos em fibras. Elas contribuem para o bom funcionamento do intestino, ajudando na digestão.

Vantagens

A ingestão de salada, principalmente as de folhas, é importante para o controle de peso, pois tem grande capacidade de acabar com a fome e, ainda, são pobres em calorias. “Se as consumirmos antes dos pratos quentes, sentiremos aumentar a saciedade e isso nos levará a reduzir o consumo de alimentos mais calóricos”, explica a profissional. Além das folhas, os legumes crus ou ralados também devem compor uma boa salada, pois são fontes de diversos nutrientes, como vitaminas e sais minerais, que mantêm a saúde e o funcionamento perfeito do organismo. Dê preferência ao consumo desses alimentos em sua forma natural, já que o cozimento elimina uma parte dos nutrientes que não são facilmente encontrados nos demais ingredientes. “Também encontramos nas saladas fibras e energia, que ajudam a melhorar o funcionamento do corpo. Além disso, são de preparo rápido e fácil”, destaca Paula. Dentre os benefícios das fibras, está principalmente a ajuda no trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre. logo, o inchaço.

 

Vale por uma refeição

Para substituir o jantar por uma salada é preciso utilizar elementos de uma refeição completa, tais como carboidratos, proteínas e fibras. “Quem quer fazer da salada a refeição principal, deve aprender a escolher os carboidratos certos e em pequena quantidade. Dessa forma, podem contribuir com a energia, mas, quando em excesso, tendem a acumular mais gordura no organismo”, esclarece Paula. Para turbinar o emagrecimento, experimente adicionar pimenta ao prato, que tem ação termogênica e ajuda a queimar calorias, além de deixar a salada bem saborosa. Proteínas também fazem parte de uma escolha saudável, pois saciam o organismo. Opte pelas mais magras como peito de frango, atum ou ovos cozidos.

Mais benefícios

Uma dica para deixar a salada mais nutritiva e com uma textura crocante é adicionar outros alimentos ricos em fibras. Aposte nas sementes e castanhas como a linhaça, semente de girassol, gergelim, castanha-do-pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, entre outros. Por conter poucas calorias e alto teor de água, a salada proporciona hidratação corporal e saciedade, além de mais saúde. É importante lembrar que a elaboração do prato exige boa higienização. Os vegetais devem ser bem lavados e colocados de molho no limão ou vinagre por 15 minutos. A escolha de vegetais frescos também é importante para o preparo de uma salada nutritiva e saudável.

Salada Verde Detox:

Folhas de rúcula;

Folhas de agrião;

Broto de alfafa;

Pepino com casca;

Alho poró;

Couve;

Nabo

 

Ingredientes do Molho:

2 colheres (sopa) de azeite extra virgem;

1 colher (chá) de farinha de semente de chia;

1 colher (chá) de semente de abóbora triturada sem sal;

Salsinha desidratada;

1 colher (chá) de açafrão;

Pimenta do Reino a gosto.

 

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes do molho em uma tigela e regue a salada no momento de servir.