Educação financeira para mulher

Educação financeira para mulher

image003

Se você está com problemas financeiros ou não consegue guardar dinheiro de jeito nenhum. Então está na hora de conferir nossas dicas.

É na infância que se deve começar a aprender regras simples como poupar e gastar de forma racional. A  mulher que aprende desde cedo a economizar e valorizar o dinheiro como algo inerente à boa qualidade de vida certamente terá mais chances de alcançar uma estabilidade financeira. Entretanto, mesmo quem não passou por esse aprendizado na infância pode aprender a lidar melhor com o dinheiro em qualquer fase da vida.

A  educação financeira permite que a pessoa possa compreender melhor as leis que regem o mercado e consequentemente administrar melhor a sua renda.

O que a mulher deve saber sobre educação financeira

Esse tipo de conhecimento consiste em saber ganhar, gastar, poupar e principalmente como realizar investimentos com o capital. Planejamento é a palavra-chave para o sucesso financeiro e para assegurar uma boa qualidade de vida. Estabelecer metas e procurar cumprir cada uma delas é o primeiro passo para alcançar resultados mais compensadores.

Saber empregar o dinheiro ganho é o que faz a diferença e garante estabilidade financeira. Algumas mulheres ganham relativamente bem, mas vivem endividadas e não conseguem poupar um centavo. Outras ganham menos, e vivem tranquilas, conseguindo ter sempre uma reserva extra para as situações emergenciais.

A educação financeira ensina a enumerar prioridades, elaborando planos de controle de gastos. Imagine uma pessoa que não possui casa própria. Quais seriam as prioridades dela? Primeiro, pagar o aluguel, as contas de água e luz, o gás, o telefone, os produtos alimentícios e de higiene pessoal, o plano de saúde e algum gasto extra com lazer.

Feito isso o que fazer com o dinheiro restante? É sempre aconselhável investir ou poupar, mesmo que a quantia seja pequena. O que não pode é cair em tentação, e torrar as sobras com bugigangas. E acima de tudo ficar longe do cartão de credito e só fazer uso em casos de urgência.