Organizar a Rotina Domésticas

Organizar a Rotina Domésticas

image001

Tudo está uma bagunça e você não sabe nem por onde começar? Pode parecer pouco importante, mas criar uma lista de afazeres e dividir as tarefas de acordo com a sua rotina é a melhor maneira de se organizar e ainda dispor de tempo para a família e o lazer. Veja a seguir, algumas dicas para transformas a arrumação da casa em uma tarefa mais eficiente e menos demorada!

Com a correria do dia a dia é um desafio dar conta dos inúmeros afazeres domésticos como lavar roupa, tirar pó dos móveis, limpar o chão, a geladeira. O trabalho de arrumação da casa parece não ter fim, não é verdade? Mas, você já pensou como dividir as tarefas em uma lista pode facilitar a organização do lar?

Criar um cronograma de limpeza semanal, quinzenal, mensal e até mesmo semestral permite organizar as tarefas domésticas por ordem de prioridade. Para algumas pessoas pode parecer exagero esquematizar a limpeza da casa desta maneira, mas para quem tem um cotidiano atribulado não existe solução melhor.

Porém, é necessário adequar o cronograma de limpeza de acordo com a rotina da sua família, assim você cria metas realistas que se acomodam bem aos seus horários de trabalho e lazer. Fazer isso não é difícil. Veja alguns exemplos:

Dicas eficientes de arrumação rápida diária

Defina uma lista com as tarefas domésticas que precisam ser realizadas diariamente como:

  1. Arrumar as camas

  2. Arejar a casa

  3. Cozinhar

  4. Lavar a louça

  5. Limpar o fogão

  6. Higienizar o vaso sanitário e a pia do banheiro

  7. Retirar o lixo da cozinha e banheiros

Com as tarefas em mente fica muito mais fácil distribuí-las ao longo do dia. Dessa forma, faça o que for mais conveniente tanto no período da manhã como no fim do dia, sempre em conformidade com a sua agenda de horários.

Por exemplo, se a sua manhã é corrida, você pode preparar o jantar em  quantidade suficiente para o almoço do dia seguinte. Se o lixeiro passa logo cedo, esvazie as lixeiras da casa na parte da manhã, daí por diante.

Para quem não gosta de deixar acumular toda a faxina em um dia só  da semana, a dica é listar os afazeres e dedicar 30 minutos diários para cumpri-los. Dividindo a limpeza da seguinte maneira:

  1. Segunda:Salas

  2. Terça: Cozinha

  3. Quarta:Quartos

  4. Quinta:Banheiros

  5. Sexta:Home office

  6. Sábado:Área de serviço e quintal

  7. Domingo: Descanso

Se achar que desta forma não funciona para a rotina da sua casa, você pode ainda dividir a limpeza semanal em duas partes, deixando o que for mais conveniente para o início da semana e o restante para o fim. Por exemplo, você pode fazer a faxina mais leve na terça e deixar uma mais profunda para o sábado, quando tiver mais tempo:

Início ou meio da semana:

Higienização rápida dos banheiros

Troca da roupa de cama e banho

Lavagem da roupa

Varrer e passar pano rápido nos dormitórios, sala e cozinha

Fim da semana:

Tirar pó dos moveis da casa

Limpeza dos quartos e da sala

Passar aspirador nos estofados e tapetes

Esfregar o chão da cozinha

Higienização das lixeiras da casa

Lavar o banheiro

Lavar a roupa

Rotina para a lavagem de roupas

Se a família for grande e com crianças em idade escolar também é importante estabelecer uma rotina para que todos tenham opções de roupas limpas durante os 7 dias da semana.

Para definir o número de lavagens semanal é necessário considerar os seguintes fatores:

  1. Capacidade da máquina de lavar

  2. Quantidade de roupa suja (incluindo lençóis e roupa de mesa e banho)

  3. Frequência com que você precisa ter roupas limpas

  4. Espaço disponível para secar a roupa

Depois que fizer esse cálculo, estabeleça quais os dias da semana ficam melhor para lavar e passar, de forma que ambas tarefas atendam bem à rotatividade das roupas da família, assim não há risco de ninguém ficar sem ter o que vestir.

Limpeza quinzenal, mensal e semestral

Depois que se adaptar bem a sua esquematização de limpeza e organização semanal, você pode partir para a criação de um cronograma de faxina quinzenal, mensal e semestral. Fazer o planejamento da limpeza através de listas é bem útil tanto para quem tem ajudante em casa, como para quem faz a faxina por conta própria.

Veja a seguir alguns exemplos de listas de limpeza para servir de inspiração. É claro que você não precisa seguir tudo a risca, a ideia é adaptar essas tarefas sempre de acordo com as prioridades de cada casa.  Vamos às listas:

Limpeza prática quinzenal:

          Limpar as portas dos armários e eletrodomésticos da cozinha

          Lavar o filtro do exaustor

          Limpar o forno

          Limpar a geladeira por dentro

          Limpar os vidros, portas e janelas

          Limpar os azulejos

          Esvaziar o saco do aspirador

        Cuidar das plantas

Limpeza prática mensal:

Lavagem de manutenção da máquina de lavar

Virar e aspirar o colchão

Trocar a colcha ou a capa do edredom

Colocar o edredom e os travesseiros para arejar ao sol

Limpar a geladeira por dentro

Escolha um armário da casa para limpar e organizar por dentro

Aparar a grama

Limpeza prática semestral:

Lavar cortinas e tapetes

Lavar edredom e travesseiros

Lavar as capas das almofadas

Limpas os lustres

Limpar a garagem

Dividir para não sobrecarregar

Antes de terminar, vale lembrar que delegar tarefas é uma questão muito importante. Procure dividir os afazeres domésticos entre todos os membros da família. Há tarefas listadas acima que até as crianças podem ajudar.

Além de não sobrecarregar apenas uma pessoa só da casa, fazer a limpeza em família pode ser divertido. Coloque uma boa música para tocar e convide os demais para entrar na dança, ou melhor na faxina.

Participar da arrumação da casa, é também uma forma de fazer com que os outros membros da família aprendam a valorizar a importância da organização dentro do lar.

Se você prefere uma ajuda eficaz, a Agenda de Casa  tem tudo esquematizado por dia, e ainda traz uma ajudinha no cardápio diário, é só fazer e ticar.