Ovos de Páscoa Caseiros

Ovos de Páscoa Caseiros

Chega essa época e começamos a fazer a interminável lista de ovos que temos que comprar para presentear os professores de nossos filhos, porteiros, amigos do trabalho enfim, todos que de alguma forma são importantes para a engrenagem de nossa vida trabalhar bem.

A questão é que a cada ano esses ovos industriais estão cada vez mais caros, inviabilizando o processo, e ninguém aqui quer ficar endividado por conta de ovos de páscoa(pelo menos eu acho que não). Daí a solução ou é diminuir a lista e comprar o que se pode ou fazer em casa os ovos, que representa uma economia considerável. Se você tem alguma habilidade na cozinha acho que vale a pena tentar.

Ingredientes:

250g chocolate ao leite

250g chocolate meio amargo

Forma para ovos de páscoa de 500g

Pão duro de borracha e/ou colher de pau

Tigela de vidro

Modo de Preparo:

Coloque a forma para ovo de Páscoa vazia, na geladeira para que fique geladinha.

Pique os chocolates com faca grande e coloque no microondas por 30 segundos, mexa e se precisar coloque por mais 30 segundos.(Se ele empelotar é porque ‘queimou’ e não há como recuperar. Se não estiver segura para fazer no micro ondas, derreta o chocolate em banho maria, só tome cuidado para não deixar o vapor ou qualquer tipo de pingo entrar em contato com o chocolate.

O chocolate derretido deve ficar brilhante, não pode passar disso. Mexa bem para derreter totalmente. Se precisar voltar ao forno, coloque só 20 segundos.

Molhe as mãos na água gelada, seque-as e coloque o chocolate derretido na forma para ovo de páscoa que estava na geladeira, vá virando para ocupar todo o espaço da forma. Coloque bastante e depois vire para que o excesso escorra. Deixe na geladeira (lá na parte de baixo) por 5 minutos com o ovo virado para baixo em uma assadeira forrada com papel alumínio ou papel manteiga. Esse procedimento fará com que o excesso de chocolate escorra .

Retire da geladeira e faça a outra camada do ovo, repita o processo acima.

Quando notar que a forma do ovo estiver esbranquiçada desenforme. Espere 15 minutos e embrulhe com as mãos limpas e geladas. Esse processo evita que o ovo “transpire” dentro da embalagem

Dicas importantes:

Quem faz pela primeira vez deve usar a mistura com chocolate amargo, para facilitar o trabalho; Misture chocolate ao leite e meio amargo, isso permite maior facilidade ao trabalhar e menos risco de derreter, pois o meio amargo é mais firme.

Mantenha as mãos frias, especialmente ao embalar

A forma ‘geladinha’ vai deixar seu ovo brilhando

Para ovos de chocolate branco o tempo de derretimento é maior, aproximadamente 45 segundos.

Para rechear com trufa, brigadeiro ou outro recheio, recheie antes da segunda camada tomando o cuidado de não rechear até a borda para que a segunda camada de chocolate “cole” lá na borda, só então despeje a 2° camada.

Para tanto alguns cuidados são necessários, afinal estaremos manipulando um ingrediente muito sensível ao calor e à umidade.

Tente fazê-los em horários de pouco sol e manter um recipiente com água gelada para resfriar as mãos de tempos em tempos, senão a casca dos ovos fica com marcas de dedos.

Mantenha o ar condicionado ligado – se você tiver um – é imprescindível, um ventilador ajuda, mas não vire-o na direção do chocolate.

Se quiser ganhar um dinheiro nessa época e vendê-los, basta somar todo o valor gasto, inclusive com energia do microondas, acrescente 20% devido a sua mão de obra e lucro final.

Daí utilize o mesmo processo e faça bombons, mini ovos e coelhinhos para aumentar seu leque de produtos de Páscoa. Acreditem dá pra ganhar um bom dinheiro. Se ainda não está tão segura a respeito de fazer ovos, uma boa cascata de chocolate no domingo de Páscoa também agrada bastante, afinal só o fato de estar aliado a frutas, já pesa menos na consciência.