Produção de Tomate Seco para Vender

Produção de Tomate Seco para Vender

A produção de tomate seco tem se tornado uma ótima oportunidade de negócio para quem quer ser empreendedor. Produzindo um produto que tem demanda, mas que não possui quantidades significativas no mercado, você pode faturar muito.

Já falamos sobre como iniciar uma plantação de tomate em estufa, mas hoje o nosso artigo hoje vai te mostrar como iniciar uma produção de tomate seco. Te daremos dicas importantes que farão uma grande diferença para você nesse momento. Nosso objetivo é te dar ideias lucrativas de negócios.

Poucas pessoas conseguiram reconhecer a grande chance que a produção de tomate seco pode dar a quem quer ganhar dinheiro e esse é um dos grandes motivos para que você comece esse negócio.

Para que você de fato tenha sucesso com isso, ter conhecimento sobre o assunto é essencial. Para isso vamos te dar uma dica fundamental de um curso excelente que tem ajudado muitas pessoas a ganhar dinheiro com a produção de tomate seco.

Conceitos básicos – Princípios da desidratação

Instalações e equipamentos

Matéria-prima

Condições higiênico-sanitárias

Processo de Produção

Comercialização

Produção de tomate seco: Como iniciar?

Agora que já te damos a dica chave desse artigo, vamos te dar algumas dicas importantes que vão te ajudar na hora de iniciar a produção de tomate seco. Você precisa analisar muitos aspectos e vamos lembra-los para você.

Na verdade, acredito que a primeira coisa que você precisa pensar é na sua mentalidade. Você só terá sucesso com qualquer tipo de negócio se sua mente estiver preparada para isso. Você está pronto para dar o seu melhor por isso?

Se estiver, ótimo! Esse é um bom início. Agora é hora de pensar nos aspectos externos que você precisa resolver para a sua produção de tomate seco seja boa e que dê bons frutos que possam ser comercializados sem problema.

Vamos citar aqui em baixo os tópicos principais que você precisa dar atenção para iniciar a sua produção de tomate seco. Preste bastante atenção a cada um deles e se preciso faça até anotações:

Localização

Esse é um ponto muito importante e que precisa ser escolhido com cuidado. Para esse tipo de negócio não é indicado que a instalação da empresa seja feita em áreas residenciais, por causa do barulho que pode fazer e incomodar os vizinhos.

Também é preciso que o local tenha fácil acesso, para a entrada e saída de veículos constante que vai ter. Também é preciso que os funcionários cheguem com facilidade, então é bom que tenha pontos de transporte público próximo.

Não é preciso que seja um local muito grande, algo em torno de 100 a 150m² é suficiente para que o local seja apropriado para iniciar a produção de tomate seco. O ideal é que procure em áreas rurais, você terá mais tranquilidade para trabalhar.

Estrutura

A estrutura para iniciar a produção de tomate seco precisa ser bem dividida. O local precisa ter espaço para receber a matéria prima, lavagem, produção do tomate seco, processamento final e depósito para o produto pronto.

Além disso, será importante ter uma copa, sanitários, uma recepção e um escritório administrativo. A estrutura é bem simples e não exige muitas complicações para ser montada.

O importante é que todo o ambiente seja muito bem limpo e higienizado, afinal estamos falando de alimento que será consumido.

Equipamentos

Para as áreas de recepção e administrativa você vai precisar adquirir materiais comuns de escritório, como mesas, cadeiras, computadores, telefone, impressoras, arquivos e tudo o mais que seja necessário.

Já para a copa será preciso adquirir micro-ondas, mesa, geladeira, freezer, armários e cadeiras. Tudo para que os funcionários possam ter um espaço para se alimentar com tranquilidade. É uma boa ideia colocar uma TV também.

Para o processo produtivo do seu negócio, será preciso comprar equipamentos e máquinas específicos. Você vai precisar de:

Tanque para lavagem dos tomates

Desidratador

Utensílios diversos

Bandejas de alumínio

Mesa de corte

Aparelho de ressecamento

Matéria-prima

Para fazer os tomates secos a sua matéria prima é o tomate, isso está claro. O que a gente precisa te dizer, no entanto, é que você precisa escolher muito bem os fornecedores da matéria-prima que você vai utilizar.

Se por acaso os tomates não estiverem bons, o resultado final será desastroso. Por isso opte por escolher agricultores confiáveis e que tenham excelentes produtos. Vá até o local, conheça a forma de plantio, os produtos que são utilizados.

Quanto mais natural o tomate melhor, por isso se for possível escolha os agricultores que usam métodos orgânicos de produção. Isso dará um sabor especial para a sua produção de tomate seco e pode ser um grande diferencial no mercado.

Funcionários

Você não vai precisar contratar muitos funcionários para o seu negócio. Vai precisar de um profissional que cuide da copa e da limpeza do local, alguém para ficar na recepção e uma pessoa para ajudar na parte administrativa.

A área de produção é a que mais necessita de profissionais, você vai precisar de 2 a 3 pessoas no mínimo para que todo o processo funcione da forma correta. O ideal, no entanto é que tenham 4.

Mercado de produção de tomate seco no Brasil

Esse é um dos motivos que fazem da produção de tomate seco uma boa oportunidade de ganhar dinheiro. O mercado ainda não está concorrido como outros e poucas pessoas tem aproveitado essa oportunidade.

O tomate seco é uma iguaria muito utilizada pela gastronomia refinada de restaurantes e está começando a ser utilizada pelos cidadãos comuns em casa, para ajudar em uma alimentação mais saudável.

Por isso essa é a hora de você começar a sua própria produção de tomate seco. As chances de você ganhar espaço e se tornar uma grande referência são altíssimos. Invista em conhecimento, faça o Curso de Produção de Tomate Seco e se torne um especialista no assunto.

Depois disso só estará nas suas mãos o poder de ser bem sucedido ou não com esse negócio. Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a tomar uma posição e correr atrás dos seus objetivos.