Como Abrir uma Fábrica de Doces

Como Abrir uma Fábrica de Doces

Para montar uma fábrica de doces, o empresário deve se identificar com o ramo e conhecer as principais mudanças ocorridas na fabricação e vendas de doces.

Atualmente, os doces não são mais produzidos de forma artesanal, a não ser que o empresário desenvolva a produção no meio rural e, mesmo assim, encontram-se resquícios de automação.

Isso porque a fabricação de doces tem como processos modernos a elaboração da embalagem, as normas de segurança da Vigilância Sanitária, a automação e outros fatores que tornam o ramo mais profissional.

Requisitos do empreendedor para montar uma fábrica de doces

Ser empreendedor é algo que não se aprende; o que se aprende é como usar técnicas de empreendedorismo e técnicas voltadas para negócios e que fazem com que o empreendimento obtenha os resultados esperados. Essas técnicas podem ser: planejamentos, planos estratégicos e avaliação financeira do seu negócio (neste caso, uma fábrica de doces).

Sobre empreendedorismo, sabemos que muito se tem discutido sobre o espírito empreendedor, mas o que é isso mesmo? E será necessário tê-lo para empreender?

Primeiro, resolveremos as questões, lembrando que não se trata de um “bicho de sete cabeças”, mas de certas qualidades que todo empreendedor possui, como a flexibilidade, vontade de trabalhar, persistência, criatividade e automotivação.

Processo de Desenvolvimento do produto em uma fábrica de doces

Para descobrir se montar uma fábrica de doces caseiros tem mesmo a possibilidade de se tomar um bom negócio é preciso seguir algumas etapas: realizar a Pesquisa de Mercado, os testes de desenvolvimento, análise de mercado e de comercialização.

Pesquisa de Mercado para abrir uma fábrica de doces

O mercado para doces encontra-se a todo o vapor, principalmente se o empresário decide vender para cafés, lanchonetes e outros estabelecimentos que as pessoas frequentam a fim de obter lazer, lembrando que é crescente a demanda por esses estabelecimentos.

Os produtos de uma fábrica de doces também podem ser comercializados em supermercados ou mercearias: nesse ambiente, o empresário encontrará mais disputas por uma fatia de mercado e outros fatores que fazem do ramo concorrido, pois os empresários deverão concorrer com o seu produto e também com a sua condição de fornecedor.

Para os doceiros, há uma notícia boa: é o fato de que muitas docerias finas procuram parcerias para a venda de doces e, para entrar nesse mercado, vale a pena todo o esforço, pois o empresário encontra a vantagem de fornecimento exclusivo, pois as franquias não se arriscam a mudar de fornecedor quando finalmente encontra o sabor esperado.

Para galgar nesse mercado, é preciso qualidade, originalidade e profissionalismo. Algumas dicas para sua fábrica de doces são:

Testes de Mercado – Antes de serem comercializados, os doces passarão por testes de mercado; portanto este é o momento em que se admite mudanças nas embalagens, nos anúncios publicitários e nos 4 P’s do Marketing que são: preço, praça, promoção e produto.

Testes de Comercialização – Se os testes de mercado tiveram bons resultados, o produto está pronto para ser comercializado.

Outro fator da comercialização é quanto ao produto: se continuará o mesmo, se mudará ou passará por uma diversificação, agregando um maior valor à sua fábrica de doces.

O importante é que toda mudança ou diversificação acompanhe as estratégias de mercado que a empresa adotou para obter resultados.

Localização da fábrica de doces

A fábrica de doces poderá se localizar em qualquer local, desde que tenha estrutura. O ideal é um galpão com uns150 m², água potável, ventilação. O local deve ser limpo e equipado com máquinas para o preparo.

O layout da fábrica de doces deve ser em círculo, com todas as máquinas, equipamentos e balcão, para que todos trabalhem com um espaço confortável para se locomover, e ao meio pode estar reservado balcão frigorífico, freezer horizontal e prateleiras com louças e garrafas.

Outro aspecto quanto às instalações é quanto a saúde, higiene e organização, portanto, a instalação da fábrica de doces deve ter o local de reunião dos funcionários com copa, e ainda um pequeno escritório para administração do negócio. Os banheiros masculinos e feminino devem estar sempre limpos, com vestuário, e longe do local de fabricação de doces.

Pode funcionar desta maneira: sala de recepção, banheiros, escritório e copa, depósitos, local de produção.

Organização do processo produtivo em uma fábrica de doces

Para produção de doce, é necessário administrar matéria-prima, de forma que não falte, e ao mesmo tempo não seja comprado em excesso, pois alguns produtos que são perecíveis e não podem ser estocados por muito tempo na fábrica de doces.

Fornecedores – escolha sempre fornecedores que estejam em harmonia com a produção, e que forneçam produtos de qualidade e no prazo que a fábrica de doces necessita para não atrapalhar a produção.

Recursos humanos da fábrica de doces

Uma equipe de trabalho que tenha disciplina, comprometimento, obedeça as normas de higiene, saúde e Segurança é essencial para uma fábrica de doces.

E para compor o quadro de pessoal escolha um representante comercial que consiga vender o produto e realizar bons negócios em nome da empresa. Esse profissional deve ter força de vontade, comprometimento e ser um bom vendedor com habilidades como: poder de negociação, flexibilidade e ter uma capacidade profissional capaz de representar a fábrica de doces com confiabilidade.

Normas técnicas de uma fábrica de doces

Para montar uma Fábrica de doces, o empresário deve seguir algumas normas como as estabelecidas pela ANVISA.

Existem normas técnicas que são voltadas somente para doces com frutas em caldas que especificam como deve ser a embalagem e as definições técnicas que especificam o produto e que será utilizada em todos os processos de negócios. Não se esqueça de conhecer todas as normas para montar sua fábrica de doces.