Os Alimentos que ajudam na perda de peso são aqueles que além de se manter saudável, ajudam a aceleram o metabolismo, a queimar calorias, fortalecer o sistema imunológico e dar-lhe energia. Mas o melhor de tudo, existem alimentos que Ajudam na Perda de Peso e ainda melhora a saúde em geral.
Aveia:
Esse é um alimento versátil e um dos mais importantes quando se fala em perda de peso.
Ele é um grande aliado do emagrecimento porque é nutritivo e rico em fibras solúveis, ou seja, fibras que ficam por mais tempo no aparelho digestivo e por isso oferecem saciedade por um período maior.
Além disso, no estômago as suas fibras se tornam um gel que atrai moléculas de gordura e de açúcar, ajudando a sua eliminação.
O índice glicêmico da aveia é baixo, uma vez que os seus carboidratos são absorvidos de forma mais lenta, evitando os picos de glicose no sangue, que como você já deve saber, são responsáveis por disparar o sinal para acúmulo de gordura no organismo, prejudicam a sensação de saciedade (você nunca se sente satisfeito ao comer), e ainda aumentam a sensação de fome.
Quinoa:
Também é outro alimento que oferece maior saciedade, mas nesse caso porque o seu metabolismo é mais lento. Não pode faltar em nenhuma lista de alimentos saudáveis.
Além de fibras e proteínas, conta com carboidratos, assim, é um alimento completo, mas com baixo índice glicêmico e uma opção para quem não pode comer glúten, pois não o possui.
A quinoa é muito rica em proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais que o organismo precisa, mas que o corpo humano não produz.
Nesse sentido, a proteína dessa semente é vista como um tipo completo, diferente de muitos outros alimentos de origem vegetal, que são deficientes em certos aminoácidos essenciais, como a lisina.
Salmão:
É uma opção altamente proteica, além de ser um peixe muito saboroso.
Além das suas proteínas prolongarem a sensação de saciedade, esse peixe é isento de gorduras saturadas, bem como é uma importante fonte de ômega 3, que entre outros benefícios reduz o estresse e ajuda a memória e a concentração.
Sem contar que o próprio teor gorduroso do salmão ajuda na tão importante e decantada sensação de saciedade.
Ou seja, é “bate e entope”. Recuperar a saciedade é importantíssimo para comer menos no total, e assim, emagrecer.
Arroz integral:
Esse grande aliado do dia a dia combina com muitos pratos, mas ele está entre os alimentos que ajudam a emagrecer porque em apenas meia xícara do grão existe 1,7 g de amido resistente, ou seja, um carboidrato saudável, que colabora com o organismo na queima de gorduras.
Como você deve saber, a diferença entre o arroz integral e o arroz branco está no processamento, onde as partes que contém os melhores ingredientes do arroz integral são retiradas.
Dessa forma, o arroz integral é bem mais nutritivo que o branco, e quanto mais bem nutrido você está, menos você precisa comer, e mais você emagrece.
Feijão:
Quem diria que o feijão e o arroz do dia a dia ajudam a emagrecer, mas é isso mesmo, pois quem deve perder peso deve, acima de tudo, se alimentar bem. Presença garantida em qualquer lista de alimentos saudáveis.
Então, junto com o arroz integral nada melhor do que esse grão que é rico em fibra solúvel – aliado do prolongamento da sensação de saciedade.
A dica é variar e comer os mais diversos tipos de feijões, sendo que o vermelho é uma boa opção porque tem alta concentração de fibras e proteínas (mais de 5 g por porção).
Eles também são fonte de amido resistente, aquele que ajuda o metabolismo a queimar calorias.
O feijão branco, com o qual se podem fazer caldos e saladas também, tem em meia xícara em torno de 4 g de amido resistente.
Lentilha:
Um jeito saudável de substituir o feijão é com esse alimento que tem altos níveis de fibras e proteínas.
Além de fazer com que você demore mais a sentir fome, a lentilha ajuda na queima de gordura porque meia xícara sua conta com 3,4 g de amido resistente.
A lentilha é sem dúvida uma das melhores fontes vegetais de proteína, e nem preciso falar da importância desse aspecto na questão de garantir a saciedade.
Grão-de-bico:
Esse alimento é outro dos que ajudam a emagrecer, pois meia xícara de grão-de-bico tem 2 g de amido resistente.
E mais: esse grão que pode ser usado para saladas, caldos e para fazer homus é uma importante fonte de fibras, proteínas e gorduras saudáveis.
Brócolis:
Esse alimento tem baixo valor calórico, apenas 30 calorias por porção, além de prevenir câncer e combater o excesso de peso.
O brócolis é aquele alimento que deveria entrar nas refeições de todos os dias.
Banana:
Prefira ingerir a banana levemente verde, o que vai ajudar a emagrecer, pois os seus 12,5 g de amido aceleram o metabolismo, queimando gordura.
O nutriente cai para 5 g quando ela está madura.
A fruta também faz bem ao coração.
Abacate:
Esse é um dos alimentos mais ricos em gordura e das boas, aquelas que o corpo exige como é o caso do ácido oleico, fonte de gorduras monoinsaturadas que sacia a fome por horas.
Além de ser rico em proteínas e fibras, um quarto da fruta já é o suficiente para ajudar a derreter a gordura da barriga.
As gorduras do abacate contribuem para que seu organismo manifeste sinais de saciedade após a ingestão.
Laranja:
Traz grande saciedade a quem ingere as suas somente 59 calorias, além de se beneficiar com o seu grande nível de fibras.
E prefira a fruta inteira.
Nada de suco.
Um copo de suco de laranja vai te fazer ingerir uma bomba açucarada equivalente ao conteúdo de pelo menos umas 4 laranjas.
E sem as fibras.
Iogurte natural:
Está na lista dos alimentos que ajudam a emagrecer porque conta com as “bactérias do bem”, que colaboram com a flora intestinal.
Também é aliado na absorção de nutrientes, desincha e acelera o metabolismo.
Só, por favor, não adoce!
Queijo de cabra:
Fonte de ácido graxo que aumenta a saciedade, além de ser uma alternativa aos queijos gordos.
Uma fatia já é o suficiente para queimar mais gordura.