Como fazer a Reeducação Alimentar?

Como fazer a Reeducação Alimentar?

Agora que você já sabe os motivos pelos quais a reeducação alimentar é eficiente para a perda e manutenção de peso e quais alimentos são vilões da sua saúde, confira o passo a passo para iniciar a sua mudança de hábitos:

1º passo:

Varie! Estamos cansados de ouvir: quanto mais colorida a refeição, melhor! Essa é uma grande verdade, pois os nutrientes presentes em determinado alimento influenciam a definição da sua cor.

Quanto mais colorido estiver o seu prato, maior o número de grupos de nutrientes que você estará consumindo em uma mesma refeição, e é exatamente este o princípio de uma alimentação variada.

Somente dessa forma nosso corpo estará sempre recarregado de tudo o que precisa, sem déficit em nenhum grupo nutricional.

2º passo:

Reeduque o seu paladar. Se você nunca foi muito fã de legumes, verduras e frutas, será preciso ensinar o seu paladar a aceitar o gosto destes alimentos, pois eles são fundamentais no balanceamento nutricional.

Não precisa ser nada traumatizante: vá inserindo aos poucos alguns alimentos na sua dieta: um dia uma couve, no outro um brócolis e assim por diante.

Coloque temperos naturais, faça caldos, sopas, misture outros ingredientes etc. Tente preparar esses alimentos de várias formas até achar alguma que os deixe mais saborosos para você.

3º passo:

Coma fracionadamente. Para que a reeducação seja efetiva na perda de peso, você precisa adotar o seguinte lema: comer de 3 em 3 horas, ao menos.

Lembra que explicamos sobre os efeitos da desregulagem nos níveis de insulina e de leptina? A única forma de mantê-los sempre em ordem é comer variadamente, mas também de forma fracionada.

Passar longos períodos sem se alimentar traz o efeito contrário do que se imagina: mais engorda do que emagrece. Isso porque o seu corpo, assim que receber alguma fonte de energia após um longo período de jejum, irá tentar estocar a maior quantidade de gordura que conseguir, como uma forma de se preparar para mais um novo período de jejum.

Comer com um espaço de tempo de 2 ou 3 horas também é o ideal para que você nunca fique com muita fome e, dessa forma, não acabe comendo demais na próxima refeição ou se rendendo à tentação das frituras e dos doces – aqueles alimentos que, como já explicamos, devem ser evitados!

Seguindo esses 3 passos, temos a certeza de que, aos poucos, você irá perceber a mudança no seu peso e também na sua saúde de forma geral

É importante ressaltar, como sempre, que a prática de exercícios físicos é grande aliada do emagrecimento e da manutenção da saúde, além, é claro, da hidratação. Nunca fique longos períodos sem beber água, isso é muito importante!