Como Montar uma Funilaria e Pintura
Como Montar uma Funilaria e Pintura
Os serviços de funilaria e pintura acompanham o crescimento na venda de veículos. Esse fenômeno vem se desenvolvendo desde a criação do Real com o aumento do poder de compra, seguido do mesmo poder de compra e facilidades de crédito para a classe C que representa uma considerável fatia de mercado e vem comprando cada vez mais veículos. Além disso, os incentivos fiscais para a venda de veículos contribuem para que os carros sejam um dos produtos mais vendidos e negociados no Brasil, sem contar a necessidade que as pessoas têm de se locomover com veículo próprio.
Acompanhando o ritmo de venda dos veículos, as oficinas estão representando um bom negócio, pois todos esses carros que foram vendidos necessitam de manutenção e reparos.
Mercado
Para montar uma Funilaria e Pintura o empresário deve atender de forma personalizada, principalmente no ramo de pintura, pois a tendência de mercado é a personalização que busca satisfazer um cliente cada vez mais exigente.
Serviços oferecidos
Os serviços oferecidos podem ser aqueles que atendem reparos rápidos para amenizar pequenos amassados com os famosos martelinhos de ouro.
Os tunnings e personalização também estão em alta: esses serviços consistem em deixar o veículo de acordo com o gosto do cliente com acessórios como: retrovisores, frisos, maçanetas, saias, para-choques e aerofólios.
Localização
A funilaria e pintura deverá acompanhar o mercado com suas determinadas demandas ocasionadas pelo público-alvo como também pela concorrência, ou seja, para não errar na localização é necessário uma pesquisa de mercado e um conhecimento do seu consumidor.
Para ter uma visão ampla do que será o mercado consumidor, uma iniciativa poderá ser a participação em cursos e workshops sobre o assunto. Uma alternativa pode ser a observação do público-alvo local, a conversa com outros empresários do ramo ou conhecer oficinas de outra localidade escolhida.
Pesquise também sobre as outras funilarias do local, se elas têm tudo o que o cliente necessita. Quais os pontos fracos destas funilarias e como o seu negócio pode atender o público naquilo que as outras funilarias deixam a desejar.
O importante é pesar e avaliar o público-alvo local para saber se o mesmo se identifica com o que a funilaria oferece e se a concorrência local proporcionará parcerias e até um bom desenvolvimento do negócio. Afinal de contas os clientes procuram uma funilaria em um setor de oficinas e avalia qual o melhor serviço oferecido e quais os melhores preços e condições de pagamento.
A localização também influencia na divulgação do negócio, pois a funilaria e pintura poderá se localizar onde já existem outras e assim fazer parte da avaliação dos clientes como opção ou poderá ainda estar localizada próxima à loja de peças ou concessionárias, tudo dependerá de uma eficiente pesquisa de mercado e concorrência.
Um apontamento sobre a localização da funilaria e pintura deve também considerar a segurança do local para que não afete a demanda de clientes e que não facilite nenhuma situação desagradável como assaltos e furtos. Portanto, procure sempre lugares mais seguros.
Organização do processo produtivo e estratégia
A tecnologia tem ajudado aos serviços de funilaria assim como o tem feito para diversos negócios.
O empresário pode contar com programas de computador e equipamentos como balanças computadorizadas que indicam a quantidade certa de pintura para ser usada nos veículos a fim de o trabalho fique perfeito.
Os empresários podem escolher a maneira de atender os clientes de forma estratégica afim de que ofereça os melhores serviços e obtenha mais lucro. Uma opção que pode ser lucrativa para a funilaria e pintura é estar credenciada a prestar serviços de seguros automotivos.
Mas, para manter uma carteira considerável com seguradoras, é necessário que o empreendedor entenda que o credenciamento depende de qualidade nos serviços, pronto-atendimento, organização interna e custos baixos para as seguradoras.
Layout e normas de segurança e saúde
O layout da funilaria e pintura deve ser de acordo com o serviço prestado e com as normas de segurança para que não proporcione insalubridade e diminua os indícios de periculosidade. Para isso, tenha um ambiente bem ventilado, iluminado, limpo, sem acúmulo de materiais tóxicos e água.
Devem existir também condições de segurança como extintores de incêndio, alarmes que alertam o corpo de bombeiros, sem contar com a licença do Corpo de Bombeiros, que além de obrigatória torna o ambiente mais seguro.
O pessoal da funilaria deve ser incentivado também quanto ao uso do EPI (equipamento de proteção individual) que são máscaras de proteção, luvas e outros equipamentos de segurança.
Pessoal
O pessoal da funilaria deve ser treinado para proporcionar aos clientes um bom atendimento, além disso, serem treinados a manusear e trabalhar de maneira correta e com qualidade.
Não é necessário admitir somente funcionários experientes, mas deve-se ensinar o serviço e ficar com funcionários capazes de aprender o serviço e fazê-lo da melhor maneira possível, sabendo utilizar também as novas tecnologias que estão surgindo.
O importante é que os funcionários tenham disciplina para utilizar as normas de segurança, pontualidade, tenham vontade de aprender, trate bem os clientes, respeitem as normas de atendimento e condições de recebimentos da funilaria tratando os clientes com igualdade e respeito. Assim, a funilaria e pintura terá um time vencedor.
Investimentos
A funilaria e pintura como todo negócio necessita de um planejamento orçamentário em que conste todos os custos e despesas iniciais e as necessidades de investimentos externos. Para isso, o empresário deve pôr na ponta do lápis todos os custos necessários para fazer com que o negócio funcione de forma eficiente.
Começando com os custos de instalação com imóvel, se será comprado ou locado, se necessitará de reformas para adequação.
Depois dessa etapa vem a próxima que consiste em contabilizar os custos com máquinas e equipamentos, como: Parafusadeira, Furadeira, Carrinho porta ferramentas, Mesa alinhadora e outros.
Financiamentos
Para montar uma Funilaria e Pintura e atender este negócio com suas demandas e ainda cumprir todas as obrigações iniciais, talvez o empresário precise de investimentos externos. Para isso, o empresário pode preparar um plano de negócios que demonstre a viabilidade econômica e financeira da funilaria e venda seu peixe a fim de conseguir o financiamento necessário e assim investir em uma estrutura ideal para atender aos clientes.
Para saber mais informações sobre crédito para empresas que cabem no bolso e condições de novos empreendedores, os empresários poderão pesquisar sobre linhas de financiamentos presencialmente ou online, em bancos como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES e SEBRAE.