Como Montar Uma Locadora de Veículos

Como Montar Uma Locadora de Veículos

Siga nosso passo a passo de como montar uma locadora de veículos e ganhar dinheiro com o negócio. A realidade do Brasil está mudando. Se antigamente, o uso de automóveis era algo exclusivo de uma pequena parcela da população, hoje isso mudou. As locadoras de veículos no país têm alcançado excelentes resultados. Nos últimos cinco anos houve um crescimento considerável na área. Mas montar uma locadora de automóveis não é fácil.

Por isso, faça de cada carro que for adquirindo um grande e importante investimento.

Planejamento

Além de ter um bom conhecimento do ramo e criar um plano de negócio detalhado, necessário para iniciar qualquer negócio, saiba que o capital inicial para montar uma locadora de veículos é alto. Isso porque o produto aqui é caro – mesmo tendo longa validade. Procure um analista financeiro ou contador, que irá te ajudar com o orçamento exato a ser planejado, além de prever os gastos futuros causados pelos altos juros que temos hoje no país.

Exigências específicas para montar uma locadora de veículos

Antes de tudo, é importante ressaltar as dificuldades legais específicas que se tem ao abrir esse tipo de negócio. Por isso, facilita muito se você tiver alguma experiência no ramo. Para começar, você terá que dar atenção especial a uma série de impostos: do município, dos estados e federais, tais como PIS, Cofins e ISS (quando alugado o carro junto com um motorista),  IPI e ICMS embutido no valor da compra dos veículos, além do IPVA e o seguros dos carros. Sobre este último gasto, não pense que é opcional, dependendo do seu local de trabalho. Antes era uma necessidade nos grandes centros urbanos ter um seguro contra roubos, atualmente é necessário fazê-lo praticamente em qualquer parte do país.

Há também um conjunto de imprevisíveis complicações quando se trata de uma empresa locadora de automóveis. Por exemplo: você, como empresário, deve contar que eventualmente será o responsável por multas de trânsito cometidas por seus clientes, a não ser que você coloque uma cláusula no contrato especificando que o cliente pagará a multa em caso de infração. Além de danos causados pelos mesmos aos automóveis – pense, aqui, que a malha viária do nosso país ainda está precisando de grandes melhoras.

Por isso, com certeza você vai precisar de uma grande área de estacionamento, em que os carros sejam usados em sistema de rodízio da frota, procurando mantê-los em boas condições por mais tempo possível. O carro é o chamariz de clientes, então não poupe investimento e energia na boa aparência e funcionamento de cada um deles. Tenha um mecânico de extrema confiança, que faça um trabalho de manutenção constante. Mas também não abuse da vida de uso de cada veículo, depois o custo acaba sendo mais alto para você – a média de vida de um carro de aluguel é de três anos.

Mas não desanime com todas essas dificuldades. Em qualquer negócio, há sempre alguns fatores com os quais lidar. Se você for esperto e realmente conhecer todas as particularidades desse setor, ou seja, ter um conhecimento detalhado de cada um dos fatores necessários para uma boa operação de uma locadora de veículos, conseguirá manter-se no mercado. Apenas não abra seu negócio por impulso, mas sim com planejamento e noção de gestão empresarial.

Há alguns fatores externos positivos também que favorecem a entrada de novos empresários no setor de locação de automóveis. Por exemplo, hoje em dia o valor do carro no Brasil ainda está alto, mas isso tende a mudar devido à posição favorável que o Brasil está adquirindo no cenário internacional.

Mas não deixe de levar em conta que se você montar uma locadora de veículos terá fortes concorrentes, que já estão há muito mais anos no mercado do que você e que, portanto, possuem mais conhecimento técnico, qualitativo e também mais experiência.

Consumidor de uma locadora de veículos

Ainda assim, há muitas maneiras de você diferenciar o seu negócio iniciante dessas grandes empresas. É só usar da sua criatividade empreendedora. Há a possibilidade, por exemplo, de trabalhar com um público mais localizado, oferecendo benefícios ou vantagens ao cliente fiel, além de oferecer formas de pagamentos diferenciadas.

É importante, por isso, conhecer bem o público consumidor. O principal deste setor é o turista ou a pessoa que, por deixar seu carro próprio no conserto, está temporariamente sem meio de locomoção. Também há um novo público em crescimento: o consumidor da classe C, que não possui recursos financeiros para adquirir seu automóvel próprio, mas que muitas vezes opta por alugar um carro para viajar com sua família pelo país – é para esse novo consumidor, que você poderá oferecer benefícios e promoções.

Aliás, tenha sempre esse poder de negociação de venda, de maneira que possa variar o seu negócio, na quantidade de aluguéis, conforme sua visão de mercado e necessidades.

Escolha da localização da locadora de veículos

Algo igualmente importante a se pensar é o local em que a agência de sua locadora de automóveis se localizará. Um aeroporto, por exemplo, é um local extremamente estratégico. Se você tiver apenas um balcão de atendimento em qualquer aeroporto do país, conseguirá muito clientes diariamente. Claro que você precisará pagar pelo aluguel do espaço, mas, novamente planejando seu orçamento, valerá à pena.

Parcerias

Outra ideia é conseguir parcerias com agências de turismo nacionais e do exterior, que vendam a locação do carro já inclusa no pacote oferecido ao turista. O turismo estrangeiro no Brasil está em contínuo crescimento; a expectativa de entrada de turistas estrangeiros é grande para os próximos anos – principalmente em época de Olimpíadas e Copa do Mundo.

Franquia de locadoras de veículos

Uma segunda opção de negócio, muito mais segura, mas que dá muito menos possibilidades criativas empreendedoras, é a de abrir uma franquia de uma locadora de veículos já existente. Para isso, você terá um auxílio maior com as dificuldades estruturais e de mercado, além de ter, provavelmente, um treinamento por parte da empresa.

Mesmo assim, terá que investir também um alto valor inicial – pela taxa de franquia, compra dos veículos e compra ou aluguel do espaço físico da empresa. Mas não terá problemas, por exemplo, de prejuízo nos primeiros meses de negócio. Por fazer parte de uma marca já conhecida, logo terá um alto faturamento.  Numa grande rede de locação de veículos, toda a operação de aluguel é centralizada num único sistema de computador. O cliente aluga e retira o veículo em qualquer unidade da rede, de qualquer cidade.