Como Montar Uma Pizzaria

Como Montar Uma Pizzaria

image005

É essencial conhecer e definir o perfil do seu público-alvo. Esse ponto é muito importante, pois a estrutura do imóvel e os tipos de produtos e serviços que serão oferecidos estão diretamente ligados ao perfil de clientes que você vai atender.

Faça uma pesquisa para conhecer o perfil das pessoas da região que você pretende montar uma pizzaria. Identifique os seus hábitos, profissão, média de idade, média de renda e o número de pessoas por domicílio.

Muitos desses dados estão disponíveis gratuitamente na internet em sites como o IBGE.

A localização de uma pizzaria é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Dê preferência a locais com bastante movimento de pedestres.

Escolha pontos comerciais em avenidas ou praças com grande fluxo de veículos.

Evite locais que fiquem em frente a obstáculos que possam dificultar a visualização da sua fachada. Lojas em galerias também devem ser evitadas.

Equipe de trabalho de uma pizzaria

A equipe de trabalho em uma pizzaria varia de acordo com a estrutura do empreendimento.

Sua pizzaria, obrigatoriamente deverá contar com pizzaiolo, cozinheiros, garçons, ajudantes de cozinha, faxineiros, atendentes para balcão e caixa, além do gerente.

É necessário que o pizzaiolo seja um especialista, já que sua atuação é no produto principal, ou seja, a pizza.

Os funcionários responsáveis pelo contato com os consumidores devem ser cordiais e atenciosos, já que a qualidade no atendimento é tão importante quanto à dos produtos comercializados.

Geralmente contrata-se um número mais elevado e depois, quando tudo já estiver em ordem, você adapta o quadro de funcionários conforme o movimento da pizzaria.

Procure contratar pessoas com experiência e antes da inauguração ofereça treinamentos para todos os funcionários de produção e atendimento.

Máquinas e equipamentos para pizzaria

Os equipamentos básicos para você montar uma pizzaria são:

1. Forno elétrico industrial;
2. Forno a lenha;
3. Fogão industrial;
4. Freezer;
5. Geladeira;
6. Balanças eletrônicas e caixas registradoras;
7. Mesas e cadeiras;
8. Veículo para o delivery
9. Processadores de alimentos, liquidificadores industriais;
10. Sistema exaustor;
11. Utensílios de cozinha;
12. Computador;
13. Telefone;
14. Softwares de gestão;

A quantidade varia de acordo com o porte e o investimento. Não esqueça dos equipamentos para o escritório, como computadores, mesa e telefone.

Investimento para montar uma pizzaria

Você vai precisar de uma quantia que varia entre R$ 50.000,00 e R$ 150.000,00 dependendo da estrutura que pretende oferecer.

O retorno do investimento costumar vir entre 2 e 3 anos.

Documentação necessária para abrir uma pizzaria

Alguns procedimentos para montar uma pizzaria podem variar de cidade para cidade, mas esses a seguir são os procedimentos básicos:

• Escolha do tipo de sociedade, do nome e criação do contrato social;
• Registro na Junta Comercial de sua cidade;
• Inscrição do CNPJ na Receita Federal;
• Registro na Secretaria da Fazenda;
• Inscrição na Prefeitura para conseguir o alvará de localização;
• Registro no Sindicato Patronal.

Plano de negócio para pizzaria

O plano de negócio permite ao empreendedor ter uma visão detalhada e dinâmica do negócio e do setor em que ele se encontra.

Ele será o alicerce de um planejamento sistemático e eliminará eventuais euforias, planejamentos intuitivos e desperdícios de recursos.

Com essa ferramenta você terá uma visão clara e definida do seu mercado, dos concorrentes e determinará com exatidão qual será o investimento necessário para abrir uma pizzaria.