Como Plantar Laranja para Vender

Como Plantar Laranja para Vender

Por mais que seja um empreendimento que tem grandes produtores no estado de São Paulo e no triângulo mineiro, esse é um negócio que pode gerar renda e dinheiro até mesmo para pequenos agricultores fora desses espaços.

Como estamos falando de uma fruta que é muitíssimo consumida por todos os cantos do nosso país, o que não faltarão são oportunidades para comercializá-la e conseguir um bom faturamento no final do mês.

É isso que quero fazer você enxergar! Vou te mostrar não só como plantar laranja, mas quero te dar algumas dicas que vão te ajudar a vender a fruta e fazer o seu negócio se tornar lucrativo financeiramente.

Vale a pena aprender como plantar laranja

Talvez você ainda não esteja convencido de que começar uma plantação de laranja seja um bom negócio. Vou te mostrar de forma simples e direta quais são as vantagens em se trabalhar com essa fruta.

A primeira delas tem a ver com a popularidade da fruta por aqui. Não importa em que estado você está, eu tenho certeza que se for a uma lanchonete vai encontrar o suco de laranja! Fora que a fruta é consumida e utilizada de várias formas, não só em suco ou de forma natural, mas ela também é produzida para criar geleia, produtos de beleza e até medicamentos.

O que não falta é demanda! Sendo que você tem a boa opção de exportar o produto e ganhar um melhor valor com ele. É um tipo de plantação que te dá a grande vantagem da demanda constante. Você nunca vai se preocupar com isso – vender laranja não será uma dificuldade.

Tendo uma boa terra (falo em termo de qualidade e não tamanho) e vontade de trabalhar você tem tudo nas suas mãos para começar a ganhar dinheiro vendendo laranja. Se você pensa em investir na agricultura essa é uma ótima sacada!

Dicas de plantio e cultivo da laranja

A partir de agora vou te mostrar a parte braçal do serviço. Você vai compreender algumas características para começar a sua plantação de laranja. Esses pontos são muito importantes e fazem toda a diferença no seu negócio.

Saber como plantar laranja é ponto fundamental para começar a ganhar dinheiro. É por isso que estou te trazendo essas informações. Assim você evita cometer erros que vão te custar algum dinheiro e começa a dar passos mais largos para ter melhores resultados.

Então dê atenção! Saber esse tipo de coisa pode ser a única forma de se diferenciar dos seus concorrentes. Quanto melhor for a plantação e o cuidado que você tiver, melhores serão os frutos desenvolvidos.

Tipo de laranja

O primeiro passo é escolher com que tipo de laranja você vai trabalhar. Alguns escolhem trabalhar com uma variedade porque assim conseguem garantir a fruta o ano todo, outros preferem começar com uma só. Veja quais são as categorias:

Precoce: São laranjas que tem início de safra entre março e abril;

Meia-Estação: Laranjas com início de safra entre maio e julho;

Tardia: O início da safra é entre agosto e o final do ano.

Aqui no Brasil a laranja mais conhecida e cultivada é a laranja-pera, que tem a casca lisa, no entanto, o tipo de laranja que é mais conhecido fora do país é a bahia.

Aquisição das mudas

Se você quer saber como plantar laranja não pode esquecer que isso é feito por meio de mudas. Você vai precisar adquirir mudas de laranjeiras preparadas com 30 dias antes de começar a sua plantação.

O comum é que as mudas tenham um ano de idade e um metro de altura. É muito importante se certificar sobre a origem das mudas, elas precisam ser sadias.

Clima e área

Esses são outros dois aspectos importantíssimos sobre como plantar laranja! O local precisa ter uma temperatura que não seja nem fria demais e nem quente. O ideal é que esteja entre 23 a 32ºC. É bom lembrar que cada categoria de laranja tem a sua preferência climática, então é bom você dar uma analisada disso antes da compra das mudas.

Em relação a área onde você irá fazer o plantio é muito importante que tenha frequência de luz solar – isso colabora muito para a produção de Vitamina C. Também é importante que o solo seja plano e rico em nutrientes.

Cuidados com o solo

Antes de começar qualquer tipo de plantação é fundamental que existam cuidados com o solo. O primeiro passo é fazer uma limpeza retirando todos os resíduos, seja sujeira, lixo ou até mesmo antigas plantações ou restos de plantas.

Após isso é importante arar e revirar o solo. Por último, é recomendado espalhar calcário para corrigir qualquer acidez ou nível de magnésio que exista ali. Lembre-se que esse cuidado precisa ser feito com antecedência, com pelo menos 90 dias.

Plantando as mudas

Depois do solo preparado é hora de começar a sua plantação de laranja. Uma dica importante é fazer isso em períodos de chuvas, principalmente em duas nublados. Você vai retirar o plástico que está na muda antes de colocá-la na cova.

O colo precisa estar acima do solo uns 5 centímetros. As covas devem ter 40 cm x 40 cm x 40 cm com espaçamento de 6 a 7 metros entre linhas e de 3 a 4 metros entre as plantas.

Hora da colheita

A plantação só estará pronta após um ou dois anos. Você precisa ficar atento ao aspecto das frutas, elas precisam estar amareladas sem amadurecerem demais.

Dicas para venda da laranja

Agora que você já sabe como plantar laranja, precisamos falar de algo que também é muito importante: a sua comercialização! De nada vai adiantar ter uma ótima plantação se você não conseguir passar as frutas adiante, não é mesmo?

Vou te apresentar algumas opções para você direcionar o seu negócio e focar o trabalho! De qualquer forma, preciso te adiantar que caso queira ter melhores resultados, vale muito a pena investir na contratação de um ou dois profissionais de venda que possam te ajudar nesse quesito.

Ter pessoas qualificadas vendendo as frutas é uma das melhores maneiras de conseguir fechar bons negócios todo mês.

Venda laranja para feiras da sua cidade e regiões próximas: Toda cidade tem o dia de feira e você pode trabalhar focado com a venda de laranja para feiras. O primeiro passo é fazer uma cotação de feiras próximas, logo depois é hora de entrar em contato com os comerciantes e vender o seu produto.

É preciso mostrar qualidade e preço justo! Eles precisam comprar e vender conseguindo uma boa margem. O bacana é que se você consegue fechar com um comerciante em uma feira, a probabilidade é que consiga fechar em mais também;

Venda laranja para mercados, mercadinhos, lanchonetes e mercearias: Essa também é outra oportunidade! Esses estabelecimentos trabalham não só com a venda da fruta in natura, como do seu suco e de outros produtos feitos com ela.

O trabalho vai funcionar basicamente do mesmo jeito. Você precisa fazer um levantamento desses locais e marcar reunião com os responsáveis. Logo depois vá apresentar o seu produto com qualidade e preço justo;

Monte a sua própria lojinha de laranjas: Se você quiser também é possível montar uma espécie de lojinha para vender suas laranjas. Escolhendo um lugar estratégico você pode atender a várias pessoas.

Desde quem tem estabelecimentos e querem revender a fruta ou o seu suco, até pessoas que tem fábricas ou que querem consumir em casa.

Dê o melhor pelo seu negócio!

Com essas dicas de como plantar laranja e de como vendê-la eu tenho certeza que você já pode começar o seu negócio! Agora só depende de você. Se organize e comece a trabalhar duro para ter bons resultados.