Como Plantar Limão Taiti para Vender

Como Plantar Limão Taiti para Vender

A minha primeira recomendação para quem deseja começar plantar limão Taiti é que invista em seu próprio conhecimento, pois é necessário se especializar no assunto, caso queira transformar esse plantio em um negócio rural de sucesso. Justamente por isso eu recomendo aqui o Curso de Produção de Limão Taiti, que é hoje o material mais completo no mercado que ensina novos empreendedores a cultivar e lucrar com a venda desse fruto.

Para iniciar o plantio, você precisará analisar primeiramente se o clima predominante em sua região é favorável, já que a temperatura ideal para o plantio de limão Taiti costuma variar entre 23ºC e 32ºC. Após isso é necessário selecionar a área onde irá efetuar o plantio, fazer a limpeza dessa área, inserir o calcário no solo para diminuir a acidez do terreno e realizar também a aragem da terra.

Caso você queira, poderá produzir as próprias mudas de limão Taiti em sua propriedade, porém é importante fazer isso com uma boa antecedência da época em que irá fazer o plantio. Algo que muitos produtores fazem é comprar as mudas já prontas para agilizar o trabalho. Atualmente as mudas de limão Taiti enxertadas com cerca de 80 centímetros de altura e já prontas para plantio são vendidas por cerca de R$ 37 Reais cada unidade, porém comprando no atacado para plantio você poderá conseguir preços bem menores.

Como plantar limão Taiti?

A melhor época do ano para plantar limão Taiti é no período chuvoso, portanto com terra molhada você poderá iniciar o plantio em sua propriedade, sempre fazendo covas que podem variar entre 40 cm e 60 cm de largura e profundidade. Vale ressaltar que você poderá fazer essas covas tanto de modo manual quanto com alguma maquina, mas o importante é respeitar um espaçamento entre as mudas. Esse espaçamento pode ser de 7 metros por 5 metros, pois isso garantirá uma maior ventilação e iluminação quando os limoeiros estiverem grandes.

Caso você for investir em uma grande plantação de limão Taiti, poderá deixar um espaçamento ainda maior entre as mudas, como 8 metros por 5 metros, pois isso facilitará na hora de circular com veículos para colheita ou tratores para aplicação de fungicidas, por exemplo.

A adubação do limão Taiti pode ser feita com adubos orgânicos, como esterco de galinha, composto de lixo, esterco de curral ou mesmo adubo químico. Após o plantio, você deverá fazer uma bacia em volta da planta para conservar a água em seu pé, podendo montar também um sistema de irrigação para facilitar o trabalho. Além disso, alguns produtores utilizam o espaço entre os pés de limão para cultivar outras culturas, como a batata doce ou abobora, por exemplo, pois é uma maneira de utilizar o seu espaço para produzir ainda mais.

Cuidados com a plantação de limão Taiti

Para você que ainda não sabe como plantar limão Taiti, é importante ficar atento a certos cuidados que devem ser tomados antes mesmo de iniciar o plantio, como é o caso do combate à formiga Saúva. Se ela não for combatida no solo antes de iniciar a plantação, provavelmente ela irá destruir as mudas de limão assim que forem plantadas, pois essa é uma espécie de formiga cortadeira que pode destruir grandes áreas de plantio em pouco tempo.

Por incrível que pareça, o limão Taiti é uma planta bastante resistente, mas mesmo assim requer alguns cuidados que vão desde o plantio até a fase de colheita dos frutos. Uma das principais é o combate aos fungos, que pode ser realizada com simples ações na hora do plantio ou com a utilização de fungicidas apropriados para cada um deles.

Uma das doenças mais comuns no limão Taiti é a Gomose, que é causada por um fungo que acaba provocando a morte da árvore, porém isso pode ser evitado com uma simples medida quando você for efetuar o plantio do limão. Basta deixar o colo da planta um pouco acima do nível do solo, portanto aquele torrão da planta precisa ser deixado um pouco acima do solo para garantir a maior proteção contra o fungo.

Colheita e venda do limão Taiti produzido

Plantar limão Taiti pode ser um bom negócio para você, afinal este é um produto com boa aceitação no mercado e é utilizado para os mais diversos fins, como na culinária, para produção de bebidas e remédios. Somente as industrias utilizam cerca de 50% da produção do limão Taiti para a produção de suco concentrado, porém ele também pode ser vendido para supermercados ou fabricantes de remédios naturais. Além disso, até mesmo os resíduos do limão Taiti são utilizados para a produção de alimentos e rações.

Portanto é um produto com boa vendagem e que pode representar um lucro bem interessante em suas terras. A maneira mais prática para a venda da sua produção é o fornecimento para supermercados, quitandas e sacolões de sua região. Isso por si só já poderá garantir bons lucros para você.

O limão Taiti começa a produzir depois de 3 anos do seu plantio, sendo que a época da floração começa nos meses de Setembro de Outubro. Após 4 meses já é possível iniciar a colheita do limão e a grande vantagem é que cada arvore poderá produzir até 100 kg de limão Taiti. A colheita é feita de forma manual e é necessário tomar cuidados para não machucar ou causar rupturas nos frutos. O recomendado é utilizar caixas de plástico, sacos apropriados ou cestos para facilitar na hora do armazenamento dos frutos colhidos. Essa breve reportagem a seguir vai lhe mostrar as vantagens de cultivar o limão:

Vale a pena plantar limão Taiti?

Até aqui eu lhe mostrei alguns detalhes de como plantar limão Taiti, mas certamente muitos produtores rurais ainda ficam com um certo receio e querem saber se compensa investir no plantio desse tipo de fruta ou não. Em minha opinião vale a pena sim, pois este é um produto com boa vendagem no mercado e que pode representar uma grande fatia no lucro produzido pelo seu sítio ou fazenda.

Portanto, você não precisa utilizar todas as suas terras apenas para plantar o limão Taiti para venda, pois o mais indicado é ir diversificando suas fontes de renda com outras culturas, mas certamente este tipo de plantio tem tudo para lhe gerar ótimos resultados.

Eu espero que estas dicas tenham lhe ajudado de alguma forma e que você possa se sentir ainda mais motivado para iniciar o plantio de limão em sua propriedade, pois pode ser algo muito vantajoso hoje em dia, assim como vem sendo para diversos produtores rurais.