Como Plantar Temperos para Vender

Como Plantar Temperos para Vender

Hoje você vai entender como plantar temperos: seja em apartamento, em casa ou em locais com grande área. Plantar alguns temperos pode te ajudar não só a ter algo ali fresquinho à sua disposição, mas também a ganhar dinheiro – que é o que eu realmente quero te mostrar aqui.

Esse é um mercado que apesar de já ter grandes empresas trabalhando, dá espaço para pequenos agricultores. É possível começar a sua comercialização para pessoas que moram próximas de você e expandir para mercadinhos, padarias, mercearias e até vender na internet.

Cada dia que passa as pessoas tem se preocupado mais com a alimentação saudável, longe da industrialização e do uso de produtos que podem fazer mal ao nosso organismo. Por isso que você tem grandes chances ao plantar temperos para vender.

O melhor de tudo é que não existe dificuldade para começar a sua plantação e de fato não é preciso ter um espaço grande para começar. O mais importante a meu ver é dar o primeiro passo. Aos poucos as coisas vão se estabilizando e expandindo e você pode dar outro tamanho ao seu negócio.

É fácil, prático e barato!

Outra boa notícia que eu tenho para te dar é que saber como plantar temperos é bem simples! Não é um tipo de plantação que requer muito trabalho, onde você precisa ser expert ou coisa assim. Sem falar que não requer altos investimentos ou tecnologia.

O processo todo depende é de muito cuidado e dedicação da sua parte. Isso você precisa ter e em dobro! Além disso, você vai precisar de algo muito importante: amor em todas as etapas do trabalho.

Independente de ser algo que você quer começar a fazer para conseguir dinheiro, sem amor nada funciona. Não se esqueça de que as plantas são seres vivos e sim, o seu estado de espírito ao lidar com elas influencia muito.

As dicas de plantio de temperos eu vou te dar, então o resto é totalmente com você. Tenha paciência, tenha cuidado e zelo pelas plantinhas e você vai notar como os seus resultados serão maravilhosos!

Como plantar temperos: Passo a passo inicial

Agora eu vou te ensinar o passo a passo de como plantar tempero. Essa forma é basicamente universal, para cada tipo de planta. É o básico que você precisa aprender para começar o seu negócio de plantação de temperos. Logo depois eu vou te falar sobre alguns temperos específicos e os cuidados que você precisa ter com cada um deles.

O que eu vou te mostrar aqui serve tanto para plantar em vasos quanto na terra diretamente. Se escolher fazer isso em vasos o seu primeiro passo é procurar os vasos! Eles precisam ser do tamanho certo e de boa qualidade – você vai encontrar em viveiros e em lojas de jardinagem.

Agora vamos lá:

Alguns dos materiais que você vai precisar

Além do vaso, se for o seu caso, existem outros materiais que são fundamentais no passo a passo de como plantar temperos. Você vai precisar de:

Envelopes de sementes de cada tempero;

Composto orgânico;

Areia;

Terra vegetal;

Regador;

Espátulas para plantio;

Fazer a mistura

A mistura é importante para a plantação. Para isso você vai precisar pegar a terra vegetal, a areia e o composto orgânico – em quantidades iguais. Misture bem.

Plantio

As porções de misturas devem ser colocadas nos vasos ou então nas covas que você fizer diretamente na terra. Coloque a mistura sem apertar e afofe a terra. Agora é hora de colocar algumas sementes e cada vaso ou cova. Uma duas ou três. Depois cubra elas com uma camada bem fina da mistura.

Regando

Depois de colocar as sementes e cobri-las você vai precisar regar. Você vai precisar fazer isso uma vez ao dia, de forma suave com o cuidado de não encharcar as plantas.

Luminosidade

Os temperos precisam de boa iluminação para se desenvolverem da forma correta. O ideal é colocá-los em uma área que tenha contato direto com sol pelo menos uma vez ao dia. Só não pode passar disso porque se não elas podem queimar.

Cuidados e manuseios

Existem algumas coisas que você precisa fazer para garantir a qualidade da sua plantação. A primeira delas tem a ver com a retirada de folhas secas e velhas que venham a aparecer. Também é bom que você utilize inseticidas naturais para evitar que pragas e doenças se instalem nos temperos. Além disso, é importante adubar a terra a cada três meses.

Alguns dos temperos que você pode utilizar

Agora que você já sabe como plantar temperos, a parte básica do processo, é hora de te apresentar algumas das plantas que você pode começar a utilizar e os cuidados específicos de cada uma.

É muito importante que antes de começar a plantar algo você pesquise sobre as características da planta e os cuidados que ela exige para se desenvolver da forma correta. Nem tudo pode ser plantado com as mesmas condições.

Lembre-se disso!

Hortelã

Não adianta saber como plantar temperos se não tiver hortelã no seu negócio. Ela é utilizada no preparo de chás, na decoração de pratos e para temperar pratos assados e grelados. Ela tem um gosto bem peculiar e o aroma chama a atenção de longe.

A recomendação é que ela seja plantada isolada das outras porque ela tem uma raiz muito profunda. Além disso, é importante que ela seja protegida de vento e que esteja em local com uma temperatura nem muito quente e nem muito fria. O solo dela precisa estar mais úmido.

Orégano

Esse é outro tempero obrigatório. Além de ser utilizado nas pizzas, ele também é tempero para outros pratos, dando um sabor especial. Ele é muito bem adaptável podendo se desenvolver bem em temperaturas diferentes, mas o clima ideal é entre 21°C e 25°C.

Também é importante se preocupar para que o solo esteja úmido e que ele receba pelo menos 4 horas de luz solar direta.

Salsa

O clima ideal para plantar salsa é o de 22°C. Quando aprendem como plantar temperos, as pessoas costumam começar com ela. Ela precisa de luz solar – mas não nos horários mais quentes, como o meio dia. É recomendado que ela fique em uma área com sombra parcial.

Manjericão

O manjericão precisa ser plantado em um clima com temperatura acima de 18°C. Também necessita de muita luz e irrigação diária.

Dicas para vender temperos

Você já sabe como plantar temperos e agora é hora de ter ideias de como vai vendê-los aí na sua região! Para ser um bom vendedor autônomo e ter sucesso com isso, você precisa ser bem comunicativo, atencioso e educado!

Eu trouxe para você algumas sugestões para você começar que podem te ajudar a ter bons resultados. Antes de escolher você precisa analisar como é o consumo de temperos na sua região, quem são os seus concorrentes e também de que forma você vai se sentir mais confortável de trabalhar.

Vender temperos para as pessoas próximas

Esse é o primeiro passo depois de saber como plantar temperos. Fale com seus vizinhos, com o pessoal da sua família e com seus amigos que agora você começou a fazer temperos para vender.

Se conseguir vender com eles e gostarem, aos poucos eles mesmos farão o boca a boca do seu serviço e mais pessoas irão te procurar para comprar temperos em sua mão.

Oferecer seus temperos para mercadinhos, mercearias e outros estabelecimentos

Veja aí na sua região quais são os estabelecimentos que podem ter interesse em vender os seus temperos e entre em contato com quem manda neles – seja o próprio dono ou o gerente. Tente marcar uma reunião para apresentar seus produtos.

Esse é o momento importante! Você vai precisar mostrar a qualidade do que você produz, trabalhar com preço justo e convencer a pessoa de pegar temperos em suas mãos. Conseguindo dois clientes você vai ter uma boa renda extra já.

Vender temperos pela internet

Como as pessoas hoje estão em busca de uma alimentação cada vez mais saudável, elas adoram quando acham alguém que pode disponibilizar isso. A questão é que encontrar é cada vez mais difícil – por isso a ideia de fazer um site para vender seus temperos.

Procure uma pessoa para produzir o site e comece a divulgar seus produtos pela internet, através das redes sociais. Trabalhe forte em produzir conteúdo de qualidade para as pessoas que aos poucos os pedidos chegarão.

Mesmo sendo uma atividade tão tradicional e antiga, se você encontrar um meio inovador pode se surpreender com os resultados.

Comece a plantar temperos

Agora só depende de você para começar! Já te mostrei como plantar temperos, dei dicas e sugestões para venda… Está esperando o quê? Comece!