Como Trabalhar com Aluguel de Temporada

Como Trabalhar com Aluguel de Temporada

Muita gente por aí quer saber como trabalhar com aluguel de temporada porque acredita que esse é um bom negócio. Durante o nosso texto de hoje você vai perceber como é possível fazer isso por meio de algumas informações que nós reunimos.

O mercado imobiliário é sempre um dos que mais chamam a atenção de quem quer ganhar dinheiro e por isso as pessoas tem o costume de investir nele quando podem. O aluguel de temporada é um exemplo bem prático sobre isso.

Como qualquer outro tipo de negócio, no entanto, o que as vezes não é levado em consideração é que esse é um negócio trabalhoso e que precisa de dedicação, tempo, esforço e até inovação.

Não existe fórmula mágica para ganhar dinheiro com isso e é justamente por causa desse pensamento que muitos problemas acontecem. Estamos aqui para falar com sinceridade: para ganhar dinheiro com aluguel de temporada você vai precisar dar o melhor de si.

Trabalhar com aluguel de temporada dá dinheiro?

Se você tem um imóvel que te dá essa possibilidade tenha certeza que é muito mais vantajoso do que o aluguel por um período maior de tempo. Isso porque se você fizer as contas na ponta do lápis vai reparar que no final do mês o valor é maior do que em alugueis tradicionais.

Principalmente em casos de aluguel de temporada em datas especiais, como final de ano ou carnaval, o negócio tem ainda muito mais chances de dá dinheiro. Nessas ocasiões o valor do aluguel de temporada costuma ser maior porque a procura cresce.

Levando em conta as nossas dicas eu tenho certeza que você pode entender como trabalhar com aluguel de temporada e fazer disso um negócio altamente lucrativo. É possível viver (e muito bem) só com essa atividade.

Quanto de dinheiro você vai ganhar vai depender da sua forma de trabalho. Tem gente que leva isso para ganhar um dinheiro extra no final do mês, enquanto que outros fazem isso para ganhar a vida e estão muito bem.

Como trabalhar com aluguel de temporada: Conheça seu público alvo

Esse é o ponto inicial para você entender como trabalhar com aluguel de temporada. Saber quem é o seu público alvo vai te ajudar a tomar ações específicas que irão atrair essas pessoas e efetuar o negócio com mais facilidade.

Segundo o artigo 48 da lei nº8.245/91 esse tipo de locação (temporada) é para pessoas que querem residir em um imóvel em um período curto de tempo e isso acontece por diferentes motivos: lazer, tratamentos de saúde, realização de cursos ou até porque está em obras no seu imóvel.

Resumindo: Quem aluga por temporada está necessitando disso, independente do motivo. Mesmo quando é por lazer, o que a gente consegue reparar é que esse público está atrás de conforto e economia ao mesmo tempo.

Não adianta você querer trabalhar com preços muito altos, acima da faixa, que isso só assustará as pessoas. Em contrapartida, é necessário que o imóvel tenha infra estrutura básica e ofereça alguns tipos de conforto como ar condicionado, TV, cozinha completa e até wi-fi.

Existe o público que gosta de luxo

Sim, a gente precisa falar deles também. Existe um público que pouco se importa com o valor do aluguel de temporada, ele quer mesmo aproveitar o máximo de luxo que se pode ter.  Você precisa saber que algumas coisas sobre como trabalhar com aluguel de temporada nesse caso são diferentes.

Se você quiser atender a esse público o seu imóvel precisa ser equipado somente para eles. Você vai precisar investir muito mais do que nos outros casos, não só na estrutura do local como na escolha da região que ele vai estar.

Pessoas desse grupo querem conforto ao máximo, isso significa piscina, área de lazer e até serviços como o de motorista, babá, chef de cozinha e outros. Isso se torna um grande negócio lucrativo e é também inovador.

Apesar de algumas pessoas já fazerem isso, esse é um mercado que ainda dá para ser muito bem explorado em algumas regiões e se você tiver como investir nisso será recompensador!

Prazo da locação de um aluguel de temporada

Saber como trabalhar com aluguel de temporada inclui entender o prazo máximo para esse tipo de locação. O número máximo de dias que um contrato de locação de temporada deve ter é de 90.

Isso porque se você passar essa quantidade a sua locação não será mais de temporada e será a partir de então regida por outras regras. Trabalhar com as regras de aluguel de temporada é muito melhor do que com as outras já que elas são bem mais flexíveis.

Por quanto cobrar o aluguel

O valor do aluguel depende de uma série de fatores e o principal deles é de fato o público alvo. O tipo de pessoa que você vai atender dirá muito o tipo de valor que irá cobrar. Se for para pessoas que querem luxo o valor é diferenciado já que você vai oferecer coisas de maior conforto para elas.

Se for um aluguel de temporada em períodos de festa o valor também costuma ser maior do que o comum. Se por acaso você tiver um imóvel em um lugar privilegiado, como por exemplo em pleno Carnaval de Salvador ter um imóvel na Barra, significa que você vai ganhar muito dinheiro!

Em casos assim o valor do aluguel de alguns dias é equivalente a praticamente o mês, ou até mais. Nos casos de aluguel de temporada por um período maior como nos casos de saúde ou por emprego, o valor precisa ser mais próximo do que o mercado oferece e precisa ser acordado entre as duas partes.

A melhor forma de você ter uma base sobre valores é pesquisando esse mercado. A internet é uma ótima aliada com isso. Sites como a Olx podem te ajudar a ver como estão os valores de aluguel de temporada na sua região.

Tenha assessoria jurídica

Mesmo com as regras mais flexíveis eu acho que é muito importante que você tenha assessoria de um advogado que entenda sobre o ramo imobiliário. Dessa forma você consegue ficar mais tranquilo sobre alguns aspectos do negócio.

Até porque, uma das coisas sobre como trabalhar com aluguel de temporada tem a ver com a produção dos contratos de locação. Mesmo sendo uma locação rápida você vai precisar ter um contrato.

Divulgação

Essa parte é muito importante! Você precisa estar presente em locais onde as pessoas costumam procurar esse tipo de coisas. A divulgação de aluguel de temporada é a porta para atrair clientes. Sites de busca como citamos o da Olx é um ótimo exemplo.

Não é difícil você se cadastrar e fazer um anúncio. Lembre-se de chamar atenção das pessoas com um anúncio simples e direto. É importante dar a informação completa do local e mostrar o máximo de fotos possível.

Você também pode inovar fazendo parcerias com blogs de viagens para anunciar os seus imóveis. Se o blog tiver bastante acesso e for uma referência no assunto ele se torna um ótimo local para anunciar.

Outra forma de divulgação é por meio de anúncios em alguns classificados de jornais. Por mais que não pareça, essa é ainda uma técnica que dá retorno.