Como Trabalhar como Eletricista Instalador

Como Trabalhar como Eletricista Instalador

Encontrar um eletricista instalador atualmente é algo complicado e digo isso, porque eu estou realizando uma construção e não foi nada fácil encontrar alguém qualificado para prestar os serviços!

A quantidade de profissionais atuando é bastante pequena na maioria das cidades e com isso há uma grande demanda pelos serviços de instalações elétricas e manutenção em geral, então se você está buscando uma área para começar trabalhar, talvez esta seja uma ótima opção. Um ponto negativo citado por muitos eletricistas é que o salário costuma ser baixo para a quantidade de serviços realizados, pelos riscos e pelo estudo constante, então é justamente por isso que muitos estão optando por trabalhar de forma autônoma.

Avaliando tudo isso, eu fui em busca de mais informações e selecionei aqui hoje uma série de dicas e detalhes interessantes para você que está querendo trabalhar por conta própria como eletricista instalador em sua cidade!

Por que trabalhar como eletricista autônomo?

Se o mercado não está bom, se o salário está baixo e as condições não estão lhe favorecendo, então o que você precisará começar fazer é buscar alternativas e caminhos novos para seguir, porque só quem inova e oferece os serviços de uma forma diferenciada é que consegue alçar voos mais altos atualmente. Por conta de tudo isso, partir para o trabalho de forma autônoma pode ser uma excelente opção no mercado atual, pois será possível trabalhar do seu modo, ter mais liberdade de organização dos seus trabalhos, tem a possibilidade de crescer profissionalmente e ganhar ainda mais dinheiro.

Eu sei perfeitamente que muitos vão ficar com medo de largar o emprego para começar tocar algo próprio, mas se ainda não chegou, vai chegar um momento na sua vida que não dará mais para continuar como está e se você quiser ir mais longe será preciso partir para o trabalho de forma independente. Até porque, hoje é possível formalizar legalizar sua atividade muito facilmente, contratar um auxiliar e assim começar prestar serviços, focando sempre em boa qualidade e trabalhando a divulgação, principalmente no inicio, para atrair novos clientes frequentemente.

O que faz um eletricista instalador?

Ao começar trabalhar nesta área você poderá oferecer serviços de instalação elétrica, fazer manutenção em redes elétricas, reparos em fiações tanto em residências quanto em equipamentos elétricos. A maior procura tende a ser por serviços elétricos em residências e empresas, mas antes disso é preciso estudar bastante e continuar estudando ao longo do tempo, porém hoje em dia você poderá iniciar por meio de vários cursos disponíveis no mercado e inclusive em São Paulo o Senai oferece cursos de eletricista instalador com duração de 160 horas, então aproveite e comece se preparar desde já para iniciar o trabalho no ramo.

Uma boa sugestão para você que está começando agora e que não tem grandes experiências na área é que inicie sendo empregado em uma empresa e tenha paciência antes de começar o trabalho por conta própria. Recomendo isso, porque o tempo de experiência vai ser bastante favorável para você, ganhará clientes que gostam dos seus serviços e aprenderá muito mais trabalhando juntamente com outras pessoas. Assim que se sentir seguro para trabalhar com seu próprio negócio, poderá lagar o emprego e iniciar as atividades por conta própria na sua cidade.

Estrutura para prestar serviços de eletricista

Em termo de ferramentas, você precisará contar com seus acessórios básicos de trabalho que todo eletricista deve ter, então serão vários tipos de chaves, martelo, furadeira, fios de energia, testadores de energia, escada e vários outros itens indispensáveis. Vai precisar também de um veículo para realizar os serviços e assim se deslocar mais facilmente pela cidade e falando nisso uma boa sacada é colocar adesivos no seu carro com o nome e telefone para contato, deixando claro que se trata de um serviço de eletricista. Neste caso, não há a necessidade de montar um ponto fixo de trabalho, pois todos os seus serviços serão realizados na rua e você já irá economizar uma grana boa trabalhando dessa forma.

Quanto a legalização, é recomendado consultar um contador ou o Sebrae em sua cidade para entender como se proceder, pois esse tipo de serviço se enquadra no CNAE 4541-1 e você poderá tentar se formalizar como um MEI (Microempreendedor Individual). A contratação de um auxiliar será muito importante, pois você certamente não trabalhará sozinho e tendo alguém junto a você é possível desenrolar muitos serviços, sendo que o auxiliar poderá ir realizando alguns trabalhos complementares enquanto você cuida dos detalhes da instalação elétrica.

Quanto ganha um eletricista instalador?

O salário de um eletricista instalador fica na faixa dos R$ 2 mil Reais, já incluindo o valor recebido de Insalubridade, mas isso poderá variar muito de acordo as atividades para as quais ele foi contratado. Então muita gente acredita que seja um salário bastante inferior ao que realmente deveria ganhar um eletricista, já quem trabalha de forma autônoma com estes serviços poderá atingir resultados maiores, chegando a faturar cerca de R$ 4 mil Reais por mês e mesmo tendo alguns custos de manutenção, como pagamento de um auxiliar, ainda sim os resultados tendem a ser bem satisfatórios.

Vale a pena trabalhar como eletricista?

Apesar de alguns trabalhadores neste ramo disserem que a rentabilidade não agrada muito, ainda sim eu acredito que seja uma ótima área para se seguir, pois há uma demanda muito grande pelos serviços e principalmente para quem mora em cidades menores, que tem um custo de vida mais baixo, a profissão poderá compensar bastante. Então da para ganhar dinheiro sim e só posso lhe desejar muito sucesso, espero que as dicas tenham lhe incentivado ainda mais a se preparar para trabalhar como eletricista instalador por conta própria e aproveite para conhecer outras ideias de negócios bem legais que eu estou sempre compartilhando por aqui!