Cuidados de Beleza para Ficar com a Pele Jovem por Mais Tempo

Cuidados de Beleza para Ficar com a Pele Jovem por Mais Tempo

Pés de galinha podem ser eliminados apenas com cremes específicos?

Infelizmente não, pois a função do cosmético é melhorar a textura e o viço da pele. “Para reduzir os sinais de envelhecimento, o ideal é associar o creme à aplicação de um preenchedor com ácido hialurônico, por exemplo, se a sua ruga for resultado do envelhecimento precoce ou natural, ou de toxina botulínica, no caso das marcas serem de expressão”, diz a dermatologista Cláudia Magalhães, de Recife (PE).

Cuidar do rosto fazendo limpeza e tonificando regularmente rejuvenesce?

“Sim”, garante a dermatologista Irene Dantas, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro. Isso porque a higiene correta remove as impurezas de maquiagem, poluição, fumaça de cigarro e sebo que, em excesso, podem entupir os poros e roubar o brilho característico da pele jovem e saudável. “Já o tônico sem álcool específico para o seu tipo de pele serve para equilibrar a pele e prepará-la para absorver melhor os ativos dos cremes de tratamento aplicados na sequência”, completa a médica.

Como é possível tratar a flacidez no pescoço? Existem métodos além da plástica?

A escolha do tratamento vai depender do seu grau de flacidez. Geralmente, os mais intensos são encaminhados ao cirurgião plástico, que consegue reposicionar o excesso de pele, porém, isso sempre deixa uma cicatriz. “Já a flacidez menos acentuada pode ser combatida com algumas sessões de radiofrequência, luz infravermelha ou ultrassom fracionado. Em comum, esses aparelhos aquecem a pele a fundo e estimulam a produção de colágeno, o que melhora a elasticidade e a firmeza da região”, diz a dermatologista Doris Hexsel, de Porto Alegre (RS), professora do serviço de dermatologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e investigadora do Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia.

É verdade que o sol acentua as rugas e as linhas finas?

Sim, e ele não só piora como contribui para o aparecimento delas! Tudo porque a radiação ultravioleta, mais especificamente a do tipo A, atravessa a camada superficial da pele e agride os vasos, as glândulas e as fibras de sustentação da pele, o que resulta no envelhecimento precoce. “Mas dá para prevenir tudo isso aplicando diariamente um protetor solar com FPS 15 ou mais a cada duas horas, se estiver em contato direto com o sol, ou a cada quatro, se o ambiente for fechado”, afirma a dermatologista Cláudia Magalhães, de Recife (PE).

Manchas acastanhadas, típicas do envelhecimento, têm solução?

O dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe, em São Paulo, garante que sim. “Os aparelhos de laser de última geração têm o poder de eliminar manchas escuras do rosto, das mãos, do colo e até dos braços”, afirma. Mas ele lembra que o tratamento não impede que outras manchas apareçam mais tarde e no mesmo local, já que o dano provocado pelo fotoenvelhecimento é cumulativo e progressivo. Porém, ele pode ser amenizado com o uso frequente de protetor solar, mesmo no inverno.