Exercícios excelente para o verão

Exercícios excelente para o verão

Estamos em pleno verão e isso significa que os nossos corpos estão expostos e, mais do que nunca, precisamos malhar para manter a boa forma. Afinal, quem não sonha em colocar um biquíni sem a menor preocupação? Mas, para isso, além de um cardápio saudável é necessário movimentar o corpo.

Lista com algumas dicas de exercícios excelentes para praticar durante o Verão!

Caminhada na areia – para deixar pernas e o bumbum durinhos, caminhe na areia molhada na beira do mar. Para quem está começando, é interessante realizar a caminhada com a água até o tornozelo. Mas se você já é praticante, essa altura pode ser até o joelho. A água refresca e proporciona uma sensação agradável. Em 30 minutos, você perde até 270 kcal.

 

 

Vôlei de praia – melhora o condicionamento físico, aumenta a agilidade, trabalha a coordenação motora e fortalece os músculos. Em 30 minutos de aula, você manda embora 150 kcal. Prefira a areia dura, perto da água, pois ela é mais apropriada para correr, assimilando melhor o impacto.

 

 

Frescobol – melhorar a coordenação motora é o mais importante benefício desse esporte superdivertido. 190 kcal podem ser perdidas em apenas 30 minutos. Mas, evite o período de sol forte que vai das 10h às 16h. Além disso, use protetor solar e mantenha-se hidratado.

 

 

Hidrocycle – é aquela aula de bicicleta na água. Emagrece e favorece o condicionamento físico. Calorias perdidas: 500 calorias por aula. Trabalha o corpo inteiro e, por ser praticada na água, ajuda a evitar lesões, principalmente nos joelhos por seu baixo impacto.

 

 

Natação – promove um grande gasto calórico, trabalha os membros superiores e ajuda a melhorar a respiração. Calorias perdidas em 30 minutos do exercício: 260 kcal! A natação é capaz de aumentar a queima de gordura e auxiliar o emagrecimento, porém, alongamento, alimentação adequada e horas de descanso são importantes para não ficar com câimbras e dores musculares.

 

 

SURF NA PISCINA

Quem nunca teve curiosidade de aprender a surfar? Chegar à praia com uma prancha embaixo do braço e garantir a atenção do público é o sonho de muitos. Mesmo aqueles que moram longe da praia podem aprender as técnicas na academia, afinal, cerca de 70% delas são ensinadas em água parada.

“É importante que o aluno sinta-se confiante antes de ir para o mar aberto”, afirma Samir Barel, coordenador de atividades aquáticas da Fórmula Academia de Campinas.

Para ajudar esse público a não fazer feio no verão, as aulas duram, em média, 1 hora e 30 minutos. É uma atividade para qualquer pessoa que deseje iniciar a prática do surf e quem pratica ganha condicionamento físico e resistência, além de perder algumas gordurinhas.

A aula envolve técnicas de mergulho, nado em alta velocidade e, claro, o uso de pranchas na piscina. Os alunos podem vivenciar os principais fundamentos básicos do surf, como treinar remada, sentar na prancha, fazer viradas até ficar de pé. Musculação e alongamento também fazem parte do pacote para aguentar as aulas de surf na piscina.

Samir ainda destaca alguns aspectos do trabalho em piscina. “Na água parada fica mais fácil trabalhar alguns fundamentos. Como não existe onda, o aluno fica mais seguro e facilita o aprendizado. Treinar na piscina e depois ir para o mar é uma fórmula de sucesso para qualquer um que queira se iniciar na modalidade.”, afirma ele.

O surf em piscina aparece como uma tendência. Em academias, clubes ou até mesmo em casa, para quem tem uma piscina de um tamanho considerável, a atividade tem tudo a ver com a chegada do verão!

CORRER

Muita gente se questiona: será que dá para manter o ritmo da corrida durante o verão? A resposta é “sim”. E não só dá para manter a rotina, como é uma estação excelente para começar a correr! A atividade pode ser realizada tanto em academias quanto em lugares públicos como parques, praias e calçadas. Entretanto, é recomendável tomar alguns cuidados e preparar-se adequadamente antes de começar a correr.

Segundo a fisioterapeuta Tânia Fleig, do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, as pessoas interessadas em correr saberão, com o auxílio de um profissional qualificado, se seu organismo está preparado para começar esse exercício e se a função cardíaca suporta as sobrecargas impostas pela corrida.

“A corrida trabalha a maior parte dos músculos do corpo, o que exige um acompanhamento especializado para não causar nenhum tipo de lesão ou desconforto muscular”, afirma a profissional.

Recomenda-se iniciar o preparo do corpo para a corrida com pequenas caminhadas e com o tempo aumentar a frequência. “Somente quando o corpo estiver com o condicionamento físico adequado é indicado começar a correr”, explica a fisioterapeuta.

Outra dica importante é escolher os equipamentos e vestuário adequados “Dependendo do impacto no chão, precisa ser avaliado o tipo de tênis, pois este acessório é importante no amortecimento da pisada. O uso de órteses como joelheiras e tornozeleiras também podem ajudar a amenizar dores e desconfortos nas articulações, além de prevenir o aparecimento de lesões. O joelho e o tornozelo são apontados como as articulações que mais sofrem com o impacto causado pela corrida. Isso porque a força imposta sobre estas articulações corresponde entre um e meio a três vezes o peso do corpo”, indica a profissional.

A fisioterapeuta lista algumas dicas importantes para quem deseja começar a correr. Confira abaixo:

Se possível, consulte um profissional da saúde antes de iniciar qualquer exercício;

Alongue-se bem e não esqueça a garrafa de água. A hidratação é fundamental para reposição de líquidos perdidos por meio do suor e para otimizar o desempenho, além de proteger a saúde;

Utilize roupas leves e adequadas para a atividade. Isso garante uma melhor movimentação do corpo e facilita a transpiração;

Com o auxílio de um especialista, defina os programas de treinamento de acordo com o seu condicionamento físico, evitando assim possíveis lesões;

Cuidado com os locais onde irá correr. Opte por lugares seguros e respeite as sinalizações para pedestres.