Nhoque de Aipim

Nhoque de Aipim

Ingredientes:

500 gr de aipim cozido

1 ovo

1 colher de margarina

200 gr de farinha de trigo (a quantidade varia dependendo da qualidade do aipim)

Uma pitada de sal

MODO DE FAZER:

Cozinhar o aipim em água até ele ficar macio. Não precisa ficar “derretendo”, como costumamos deixar quando queremos comer aquele aipinzinho cozido com manteiga. Basta que ele fique macio o suficiente para poder ser amassado num espremedor de batatas.

Escorra o aipim, e deixe que toda a água seja escorrida. O ideal é deixar lá escorrendo por uns 30 minutos, inclusive para que ele esfrie um pouco e fique só morno, que é como você vai trabalhá-lo.

Retire aquele sabuguinho que fica no miolo do aipim e esprema todo o aipim num espremedor de batatas.

Feito isso, junte o ovo, a margarina e o sal. Misture tudo até virar uma massa homogênea.

Comece a colocar a farinha aos poucos. O segredo do aipim é colocar a menor quantidade de farinha possível. Como sabemos, o nhoque de aipim é um pouco mais pesado que o de batata (mas eu acho mais saboroso). Vá adicionando a farinha aos poucos e misturando com as mãos.

O ponto é quando a massa solta das mãos e não fica grudando mais. Pode colocar 100 gr de farinha de uma vez só, porque menos que isso com certeza vocês não vão utilizar. Daí por diante, vai colocando a farinha aos poucos, sempre misturando com as mãos, até sentir que chegou no ponto.

Jogue um pouco de farinha numa superfície limpa e seca (eu coloquei papel alumínio, prendi nas laterais, assim a sujeira fica bem mais fácil para limpar depois.

Pegue um bolinho da massa e faça uma “minhoca” com ela, da grossura que você quer que seu nhoque fique. Depois corte os nhoques e reserve.

Feito isso com toda a massa, hora de cozinhar. Encha uma panela com água, espere ferver, e coloque os nhoques aos poucos para cozinhar. Não coloque muitos de uma só vez (o suficiente para ficarem no fundo da panela sem se amontoarem uns nos outros.

Nhoque de aipim tem um ponto de cozimento totalmente diferente do de batata. Demora mais ou menos uns 5 minutos para que eles subam à superfície da água. Não retirem da água neste ponto (é o que costumamos fazer com o de batata). Pode deixar cozinhar por mais 3-5 minutos, só então retire e coloque numa travessa de vidro à parte.

Cozidos todos os nhoques, coloque o molho de sua preferência (usei o tal molho de tomate que eu faço, vou ensinar outro dia), um queijinho, e leve para gratinar em forno pré-aquecido a 220 °C por uns 15 minutos (até que o queijo derreta e o molho ferva na travessa). Não economizem no molho, isso faz a diferença!