Perde Peso

Perde Peso

Perder peso não é tarefa simples e nem sempre é um processo rápido. No entanto, se você está fazendo dieta há muito tempo e não vê resultado, pode ser que esteja com algum problema escondido no seu corpo – e nem se dê conta. A nutricionista Talitta Maciel, coach do Espaço Reeducação Alimentar, listou cinco fatores que podem ser responsáveis pela demora no processo de perda de peso.

Intolerância alimentar – A intolerância alimentar não tratada pode causar uma inflamação nas células, sobretudo nas do intestino. Isso vai reduzir a absorção de nutrientes importantes, além de deixar o trânsito intestinal irregular, o que vai dificultar a perda de peso. Essa inflamação também fará com que o corpo não trabalhe como deveria, deixando o metabolismo mais lento.

Doenças endócrinas – O hipotireoidismo é um exemplo de doença endócrina. A condição diminui a produção dos hormônios que regulam o metabolismo, deixando-o lento e dificultando a perda de peso. Tumores nas glândulas supra-renais também modificam o metabolismo.

Problemas emocionais – Se você está estressada, por exemplo, seu corpo identifica isso como uma situação de perigo e libera cortisol. Se os episódios de estresse são frequentes, você tem excesso de cortisol no corpo. Este aumento constante estimula o acúmulo de gordura abdominal. Além disso, quem possui sintomas de depressão e ansiedade podem fazer da comida uma válvula de escape para aliviar os sintomas.

Uso de medicamentos – Usar medicamentos, como anti-inflamatórios, de uso psiquiátrico e para tireóide, por exemplo, de forma prolongada, pode causar uma retenção de líquidos, aumentar o apetite e dificultar o emagrecimento.

Síndrome dos ovários policísticos – A condição modifica os hormônios LH, FSH, estrógeno, progesterona, e testosterona. Além disso, altera o funcionamento da insulina, hormônio encarregado da produção de gorduras. O excesso de insulina também faz com que se sinta mais fome.