Que Tal Montar Seu Próprio Ateliê De Costura

Que Tal Montar Seu Próprio Ateliê De Costura

Montar um negócio em qualquer área pode ser um pouco complicado, mas nem por isso você vai deixar suas ideias de lado e esperar que a concorrência colha os frutos de algo que você pensou muito antes, não é mesmo? Assim, seja no ramo gastronômico, de confecção e de trabalhos artesanais, por exemplo, você precisa ousar e acreditar que pode criar um produto/serviço ótimo e fidelizar um público-alvo. Por isso, temos dicas interessantes para você montar um ateliê de costura. Ah, não tem experiência nesta área e não sabe como começar? Temos boas dicas para você ser uma mulher empreendedora e fazer das linhas, moldes e agulhas um ótimo (e lucrativo) negócio!

O espaço e localização  

Ter uma boa localização para montar um negócio é um passo importante, afinal, seus clientes necessitam ter facilidade de acesso sempre que precisarem. Nada impede que o ateliê seja montado em sua casa mesmo, porém, é importante contar com um espaço próprio, de preferência bem organizado e com espaço para troca/prova de roupas e para espera também. Materiais jogados e ambiente mal organizado nunca passarão uma boa impressão para os clientes.

Os materiais  

Na hora de montar um ateliê de costura, fique atenta às novidades existentes no mercado e não deixe de utilizar bons materiais como boas máquinas de costura, ótimos moldes, tecidos diversos e linhas de qualidade. Tudo isso faz a diferença no resultado final de cada peça que você produzir.

A especialização

Não há motivos para você, mulher, parar no tempo. Já existem muitos cursos de costura gratuitos ou, pelo menos, bem em conta para você começar a confeccionar. Pesquise pelas melhores opções em sua região e se especialize. O conhecimento e a criatividade conquistada pelas referências estudadas é a melhor forma de suplantar a concorrência. Uma dica interessante é se tornar uma empreendedora individual, ou seja, você terá registro de atuação no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e, desta forma, poderá realizar empréstimos, ter orientações administrativas pelo SEBRAE, dentre outras ações que só melhoram o negócio.

A equipe

No começo, até mesmo para poupar despesas, não dá para pensar em vínculos empregatícios, porém, quando o negócio for de vento em popa não deixe de pensar na ideia de contratar uma ajudante que tenha apreço por este tipo de negócio. Deste modo, é possível otimizar a produção e atender a demanda crescente de clientes.

A administração e legislação  

Está aí um ponto decisivo para qualquer tipo de negócio. A boa gestão é extremamente necessária em vários aspectos e, dentre eles, o principal é a saúde do negócio garantida pela lucratividade. Elabore um plano de negócio para estudar o mercado, a concorrência e as intenções com o seu novo serviço e, se tiver dúvidas, não deixe de contar com um auxílio profissional. No dia a dia, crie planilhas de preços, tabelas de pagamento e, se possível, informatize o processo por meio de um computador.

A divulgação  

Já dizia aquele ditado: a propaganda é a alma do negócio, contudo, na hora de realizar a divulgação do seu serviço nada de pequenas mentirinhas para atrair a clientela e nem promoções que, no fundo, não contribuem em nada, nem para você, nem para o cliente. Sempre conte com o bom atendimento e qualidade no serviço para realizar aquele verdadeiro marketing boca-a-boca, pois, além de ser gratuito, é uma boa forma de garantir credibilidade neste mercado tão concorrido.

O público  

Em tudo, pense no público, afinal é apara eles que você realizará todos os serviços. Seja prestativa, conheça seus gostos e porque não, crie um vínculo de amizades com eles. O ateliê de costura, além de ser um ambiente de trabalho, pode ser também um espaço aconchegante para suas clientes, onde elas se sentem bem e que sabem que podem contar com bons produtos.

A busca por diferenciais

Em qualquer negócio a busca por diferencias é constante e no ateliê de costura não é diferente. Conte com boas promoções, busque pela qualidade e materiais novos e que agregarão em cada produção, opte pela personalização e crie modelos únicos e que deixarão as suas clientes de boca aberta. Estes e muitos outros exemplos podem dar bons resultados em seu negócio.