Como Abrir Uma Creche

Como Abrir Uma Creche

Com o corre-corre de hoje, muitos pais têm que deixar seus filhos em creches. Com isso, abrir uma creche pode ser um negócio rentável e prazeroso. Abrir uma creche não é muito diferente do que para abrir um negócio qualquer, de modo geral, você deve verificar o mercado para descobrir se há clientes suficientes para o tipo de serviço oferecido. Toda vez que houver clientes em abundância, além da capacidade de atendimento da concorrência, já é um bom sinal de que o negócio pode dar certo.

Clientes ao abrir uma creche

Normalmente o perfil do consumidor que deseja colocar seus filhos em uma creche é  um cliente que tem dificuldade para encontrar doméstica confiável ou busca por um serviço mais barato do que contratar uma babá, para que possa exercer outras atividades como trabalhar por exemplo. Com o aumento do número de mulheres do mercado de trabalho, e como chefe de famílias, mais freqüentemente o serviço de creche se torna necessário para atender estas pessoas.

Concorrência para abrir uma creche

Primeiramente é preciso avaliar a quantidade de concorrentes para o serviço de creche. Consiga um mapa da sua região de atuação e marque no mesmo os locais de cada concorrente, com o objetivo de ter uma visão geral da concorrência. Ao analisar o perfil da concorrência não se esqueça de levar em consideração, escolas infantins e as creches disponibilizadas pelos governos estaduais e municipais como concorrentes também.

Localização para abrir uma creche

Ao escolher a melhor creche para seu filho o cliente leva em consideração a proximidade da creche com seu trabalho ou residência. Avalie também a rota, se a creche fica no caminho casa / trabalho. Assim é muito importante pesquisar a vizinhança local, seu perfil e poder de consumo.

Outros aspectos para avaliar o local de instalação para abrir a creche são estacionamento, segurança e facilidade de acesso.

O local escolhido por você além de localizado estrategicamente deve atender as necessidades físicas para abrir a creche; instalações adequadas, banheiros, salubridade, saneamento e condições de higienização e atender as normas da vigilância sanitária municipal.

Avaliação financeira ao montar uma creche

De posse de uma pré-avaliação do mercado é hora de partir para a análise financeira para abrir a creche. Você deverá levantar o valor do investimento inicial (Levante todos os materiais, equipamentos, capital de giro necessário), os custos fixos mensais e a previsão de faturamento após abrir a creche.

Lembre-se de ter uma boa avaliação financeira ao abrir uma creche, você precisará manter reserva de fundos!

De acordo com a previsão de quantas crianças que se matricularão na creche, seus custos e preço dos serviços oferecidos você terá condições de descobrir qual será a previsão de lucro mensal e a partir daí saber em quanto tempo seu investimento total terá retorno.

Para garantia adicional e estar preparado para diversos cenários ao abrir a creche, faça uma previsão normal, outra pessimista e uma previsão otimista.