Como Fazer Batata Chips para Vender

Como Fazer Batata Chips para Vender

Muitas pessoas pensam em iniciar seu próprio negócio, mas não tem ideia por onde começar. Uma boa opção para essa dúvida, é fazer batata chips para vender. Esse negócio pode ser bastante rentável, uma vez que o público-alvo é abrangente e o produto pode ser consumido em qualquer época do ano, ou seja, é independente do clima.

Para se iniciar a produção de batata chips para vender, é necessário uma série de detalhes. Alguns deles são: conhecer o mercado de alimentos e dispor de uma equipe de assistência técnica capacitada para pesquisar, desenvolver e melhorar os produtos.

Mas obviamente, esses detalhes não serão empecilhos para o crescimento, apenas conhecimentos que serão agregados para auxiliar no crescimento e desenvolvimento da empresa.

Produção de batata chips para vender

A partir do momento que se decide fazer batata chips para vender, é necessário definir o local para a implantação da indústria. É preciso avaliar todos os aspectos essenciais para que haja uma infraestrutura adequada à produção, como por exemplo, água, energia elétrica, acesso, comunicação, entre outros.

A instalação de uma indústria de batata chips tem que ser projetada com o objetivo de estabelecer um fluxo integrado entre as áreas de recebimento, preparação de matéria-prima, produção, estocagem e expedição. Dessa forma, a empresa será mais produtiva e consequentemente, mais rentável.

Por esse motivo, uma indústria que produz batata chips deve contar com áreas específicas que irão favorecer a produção. Essas áreas são: recepção e estocagem da matéria-prima básica e os ingredientes necessários para a produção da batata chips, depósito de embalagens, área de produção e empacotamento, área de estocagem do produto pronto e expedição.

Matéria-prima para fazer batata chips

A batata chips é um produto adquirido por meio do processos de ruptura do “Gritz de milho”, que ocorre a partir do atrito em temperatura elevada e alta pressão, levando alterações nas moléculas que compõem o grão de milho, mas antes que esse processo aconteça, é necessário umedecer os gritz de milho dentro de um misturador, assim o produto crocante e com tamanhos uniformes.

Após o processo de extrusão, o produto passa por um processo de secagem que irá eliminar o excesso de umidade, garantindo a vida útil da batata chips. Em seguida, o produto é temperado de acordo com o sabor desejado em um aparelho conhecido como temporizador rotativo.

Lembrando que cada empresa deve pesquisar e aprimorar suas receitas para a batata chips, para que dessa forma, cada qual tenha seu produto exclusivo e diferenciando da concorrência e atrair seu próprio público diferenciado.

Como embalar a batata chips

Depois que a batata chips está pronta, ela é embalada em grandes sacos de polietileno, e depois serão colocados em caixas plásticas, a partir daí, os colaboradores irão empacotar o produto final em sacos específicos para o produto. Esses sacos são feitos de polipropileno.

O produto depois ser embalado é pesado e lacrado em uma máquina seladora de embalagens. Quando embalado de forma adequada em embalagens de polipropileno, a batata chips tem validade média de 28 dias.

Esses pacotes onde estão as batatas chips serão embalados em fardos de polietileno, facilitando assim o processo de manuseio, transporte e distribuição do produto final.

O que é preciso para abrir uma fábrica de batata chips

Como toda empresa aberta no país, para o funcionamento de uma indústria de batata chips, é necessário um alvará sanitário emitido pela Secretária de Estado da Saúde. As principais condições para a obtenção de um alvará referem-se à localização física, que inclui a obra e a construção do espaço destinado a empresa.

Essa construção deve ter a supervisão técnica de um profissional habilitado para a criação de projetos agroindustriais. Depois de cumprido esses requisitos para a aquisição do alvará sanitário, é iniciado o processo de registro do produto industrializado. Atualmente no Brasil, há dois registros que autorizam a comercialização desse tipo de produto, sendo que um deles é regional e o outro federal:

– O registro que permite a comercialização de determinado produto industrializado em seu estado de origem;

– O registro que permite a comercialização em todo território nacional, expedido pelo Ministério da Saúde.

A operação da indústria, assim como de qualquer outro setor relacionado a alimentação, possui rígido controle de higiene, sendo exigido o uso de uniformes apropriados pelos colaboradores e fornecimento de água potável para higienização da instalação e dos equipamentos presentes na empresa.

Ressalto ainda que, todo produto alimentício precisa ter registro no Ministério da Saúde, para aqueles produtos proveniente de outros Estados, ou da Secretaria de Estado da Saúde, para aqueles produzidos no Estado de origem.

Dicas para temperar as batata chips

Muitas pessoas que já possuem sua empresa de fazer batata chips, mas precisam inovar para não perder seus clientes, afinal as pessoas gostam de novidades frequentes, esse é um dos fatores que fazem a economia girar tão intensamente.

Por esse motivo, selecionamos receitas de temperos que são bases para se condimentar e fazer deliciosas batata chips:

Para fazer batata chips sabor queijo, é necessário: 100 kg de gritz de milho, 10 kg de gordura vegetal hidrogenada, 0,01 g de corante concentrado, 3,5 kg de sal refinado, 2 kg de aroma em pó sabor queijo suíço e 0,2 kg de glutamato monossódico.

Se o interesse é desenvolver batata chips sabor pizza ou sabor cebola, basta repetir a formulação anterior, trocando o aroma pó sabor queijo, pela mesma quantidade de aroma em pó para o sabor pizza ou pelo aroma em pó para o sabor cebola.

Vale a pena abrir uma empresa de fazer batata chips?

Esse tipo de empreendimento pode ser bastante rentável sim, pois, o público alvo é alto e o produto tende a ser de grande qualidade. Com dedicação e empenho, certamente você terá muito sucesso. Espero que essas dicas tenham sido úteis e que você tenha muito sucesso com sua nova empresa.