Como Trabalhar com Transporte Escolar

Como Trabalhar com Transporte Escolar

Hoje eu irei mostrar como trabalhar com transporte escolar, que pode ser uma oportunidade diferenciada no mercado, mas com grande potencial lucrativo!

O transporte escolar é um tipo de negócio que vem tendo uma aceitação grande em muitos lugares, afinal a maioria das crianças moram longe das escolas e em muitos casos os pais não tem tempo disponível para leva-los, então uma opção prática e segura é contratar uma empresa de transporte escolar que levará as crianças para a escola no horário correto e trará de volta para casa ao final das aulas.

Aproveitando tudo isso, você poderá abrir seu próprio negócio e começar oferecer os serviços. Confira as dicas de como trabalhar com transporte escolar em sua cidade!

Como funciona o transporte escolar?

A maior procura por serviços de transporte escolar tende a acontecer no inicio do ano letivo, geralmente em Fevereiro. Assim você assinará contrato com os pais dos alunos, dando um preço total pelo serviço durante o ano interno (incluindo férias) e o pai pagará em 12 parcelas. Com isso pronto, você se responsabilizará por pegar o aluno em casa todos os dias de aulas, levar para a escolar e trazer novamente até a sua residência sem exceder o horário limite.

As empresas de transporte desse tipo costumam atender alunos de várias escolas e bairros diferentes, então você poderá circular por toda a cidade pegando alunos, sem precisar focar em apenas um local, mas se conseguir um número legal de clientes apenas em um determinado bairro, certamente ficará mais fácil o seu trabalho.

Com uma empresa de transporte escolar você tende a focar principalmente nos alunos com a faixa etária entre 3 e 12 anos, mas poderá atender também os adolescentes que precisam de transporte para ir a escola, principalmente aqueles de bairros ou locais mais distantes. Ao montar seu serviço de transporte escolar é possível atender em dois turnos, tanto pela manhã quanto a tarde e assim expandir ainda mais o seu negócio, basta fazer um bom planejamento de trabalho.

Como montar uma empresa de transporte escolar?

A estrutura física necessária para esse modelo de negócio é básica, portanto você poderá alugar uma pequena sala comercial onde será a sede da sua empresa de transporte ou mesmo utilizar um espaço suficiente em casa. Tendo apenas uma espécie de sala com banheiro já é suficiente para receber seus clientes, realizar negociações e administrar todo o negócio.

Para a captação de clientes, você poderá utilizar algumas estratégias tradicionais, principalmente no inicio do ano quando a procura pelo serviço aumenta. Então é possível criar panfletos para distribuir, cartões de visitas, vale a pena criar um site para sua empresa e utilizar as redes sociais, procurar uma forma de divulgar seu serviço nas escolas ou algo do tipo. Assim será possível ir ganhando seu espaço aos poucos e conquistando alguns clientes.

O veículo utilizado para a transporte dos alunos pode ser uma Van, uma Perua ou mesmo um micro-ônibus ideal para esse tipo de atividade. Você poderá comprar um veículo novo ou usado, mas leve sempre em consideração o conforte e a segurança dos passageiros.

Legalização para transporte escolar

Para quem ainda não sabe como trabalhar com transporte escolar, saiba que esse é um tipo de negócio que possui muitas exigências, afinal você irá lidar com pessoas e terá que ter uma responsabilidade muito grande com as crianças, portanto as exigências tanto legais quanto estruturais são grandes para só depois iniciar as atividades. Tudo deverá começar com a contratação de um contador, onde irá formalizar seu negócio com CNPJ, licença da prefeitura, autorização do corpo de bombeiros e outros mais.

Além disso, o condutor precisará possuir pelo menos a habilitação na categoria “D” e fazer um curso para transporte escolar que em alguns lugares é feito no próprio Detran ou pelo Sest/Senat. Após o curso irá realizar uma prova, onde precisará acertar pelo menos 70% das questões para ser aprovado. O veículo, por sua vez, precisará estar em ótimas condições e oferecer total segurança, com cintos em todos os bancos, cadeirinha para crianças menores e conforto para os alunos.

Por se tratar de um veículo par transporte escolar, será necessário realizar duas inspeções por ano para verificar as questões de segurança, além da vistoria do Detran. Todos estes veículos precisam ter uma faixa na lateral e na traseira destacando que se trata de um veículo escolar, além de vários outros detalhes que você poderá saber ao consultar a prefeitura municipal e o Detran de sua cidade.

Investimento para empresa de transporte escolar

A maior parte do seu investimento ficará por conta do veículo para transportar os alunos e o processo de legalização, porém você terá outros custos com a montagem de um pequeno escritório, site próprio, contratação de colaboradores, divulgação da empresa e muito mais. Em média, é estimado um investimento entre R$ 100 e R$ 170 mil Reais para começar o negócio com apenas um veículo, mas de maneira bem estruturada.

Dicas para trabalhar com transporte escolar

Para você que chegou até aqui querendo saber como trabalhar com transporte escolar, entenda que este é um ramo bastante complexo e existem outros detalhes que você também precisará ficar atento. Veja algumas dicas extras:

Contrate um monitor para ir dentro do veículo ajudando no controle dos alunos, no intuito de manter a segurança. Isso passará ainda mais credibilidade para os pais na hora de contratar o serviço e facilitará a vida do motorista.

Na hora de firmar contrato com os pais, procure apresentar tudo o que sua empresa tem a oferecer, quais as condições do veículo, deixar estabelecido o horário em que pegará o aluno para evitar que alguém se atrase e as normas de funcionamento.

Tenha realmente gosto pela área, seja paciente e tenha habilidade para cuidar de crianças, pois caso contrário poderá se decepcionar com o negócio.

Mantenha o veículo sempre limpo e revisado para evitar problemas.

Enfim, existem vários outros detalhes a se levar em consideração, porém estes são aqueles que merecem um maior destaque visando ter um serviço eficiente no mercado.

Trabalhar com transporte escolar da dinheiro? Vale a pena?

Esse é aquele tipo de negócio que o faturamento médio mensal varia bastante, afinal depende da quantidade de alunos que tiver e do preço cobrado. Você terá ainda um custo alto todos os meses com combustíveis e possíveis manutenções no veículo, então a margem de lucro costuma ser baixa. Além disso você terá que lidar com a concorrência, afinal muitas escolas particulares já oferecem o serviço de transporte dos alunos hoje em dia, terá que concorrer ainda com o transporte público.

Mesmo assim eu acredito que vale a pena trabalhar no ramo, principalmente se você gostar de lidar com crianças e achar que o transporte escolar pode ser uma opção interessante para oferecer em sua cidade. Então pesquise, se prepare e invista no negócio, caso tenha interesse.

Para encerrar, eu espero que as breves dicas tenham servido de inspiração e que tenha ajudado você, que chegou aqui querendo mais informações sobre como trabalhar com transporte escolar. Desejo muito sucesso nessa nova empreitada e recomendo que foque na sua ideia, pois quem oferece algo de qualidade, certamente colhe bons resultados!