Como Montar Uma Escola de Informática

Como Montar Uma Escola de Informática

Confira neste artigo algumas das etapas básicas de como montar uma escola de informática e ser bem sucedido em seu empreendimento. Hoje em dia, montar escolas e cursos é um excelente empreendimento e o segmento de ensino de informática tem se tornado um dos mais lucrativos do mercado. Há alguns anos estimava-se que houvesse uma queda e não um aumento de alunos em tais escolas baseando-se no fato de que a maioria das pessoas está comprando o seu próprio computador. Isso não aconteceu e tais escolas apenas tendem a crescer em número de alunos e unidades, bem como em estrutura.

Apesar do aumento do número de escolas de informática, este segmento ainda tem muito a oferecer e pode ser bem lucrativo, pois ainda existem muitas pessoas interessadas. A necessidade do conhecimento de informática para conseguir empregoou para lazer também é mais um motivo para tais cursos avançarem, podendo ser um bom investimento para o proprietário, com uma excelente capacidade de retorno, mesmo com um alto investimento em jogo.

Concorrência de uma escola de informática

A sua concorrência não é das menores, partindo tanto de pequenas, como médias e grandes escolas. Hoje em dia existem em atuação neste mercado grandes franquias nacionais concorrendo diretamente com pequenas escolas de bairro e cursos regionais, mas em sua maioria não incomodam o público cada vez mais crescente.

Estrutura para montar uma escola de informática

Um empreendimento deste segmento nada mais é que uma escola e por isso, basta visualizar uma para ter em mente o que será preciso providenciar. Aqui são dispensadas cadeiras com mesa inclusiva ao estilo carteira de escola, basta apenas a mesa com cadeiras separadas, para acoplar o computador. São mesas de escritório usadas para sala de aula, compradas prontas ou enviadas por encomenda, o que pode sair mais em conta se forem feitas grandes banquetas para três ou quatro computadores lado a lado.

Salas com computador precisam de climatização com uma temperatura mais amena e por isso, é recomendado o uso de ar condicionado em todas as salas. É uma forma de manter o ar limpo, frio e não danificar os computadores, que quando submetidos ao calor podem ter seus componentes apresentando defeitos.

Se pensar em ter turmas variadas, melhor ter ao menos três salas prontas. Uma boa quantidade é ter 15 alunos por turma, ou seja, quinze computadores para alunos e um para professor, mas as turmas podem ser menores, dependendo do tipo de curso oferecido. Será preciso também um projetor para que os alunos vejam exatamente o que está sendo feito em tela, um projetor para cada sala e também uma lousa para uso com caneta piloto para as explicações mais detalhadas. O básico ainda está em itens como recepção para atendimento dos alunos, sala para administração, banheiros e bebedouros.

O ideal é escolher uma casa ou um edifício que já tenha sido uma escola para montagem de uma escola de informática. Partir do zero vai requerer um pouco mais de trabalho e custo para montar todos os itens básicos, o que vai subir bastante o custo do capital inicial investido. Uma boa dica é partir em busca de uma casa ampla, que pode oferecer um bom terreno, bem como aproveitamento máximo do espaço para montar a sua escola de informática em pequenos detalhes como banheiro, energia e estacionamento. A localização pouco influi na estrutura, desde que seja um ponto de grande fluxo de pessoas para ser um ambiente seguro para as pessoas irem e virem nos três turnos.

Capital inicial para montar uma escola de informática

Estima-se que o valor inicial a ser usado é de em média R$ 150 mil com a compra de computadores novos, reforma do imóvel e também contratação de professores. Estima-se que o valor investido deva retornar em menos de dois anos, um tempo bem hábil para o mundo dos negócios.

Cursos para oferecer em uma escola de informática

Há alguns anos tais escolas se restringiam a apenas dois tipos de cursos: montagem e manutenção de micro e informática básica. Hoje em dia estes estabelecimentos possuem tantos cursos que mais se assemelham a uma universidade do que apenas um simples cursinho de informática. Os mais procurados ainda são os citados anteriormente, mas  existem outros bem queridos pelo público que não podem faltar como edição de imagem, programas de design gráfico, criação de sites, desenvolvimento de softwares entre outros do mesmo segmento. Esses cursos agregam valor ao currículo e permitem trabalhar em casa. O de manutenção de micro continua sendo o mais procurado e encarado como uma profissão e por isso, não deve faltar.