Como Montar Uma Vidraçaria

Como Montar Uma Vidraçaria

Veja a seguir como montar uma vidraçaria e fazer dela um empreendimento lucrativo. O vidro hoje em dia é um dos artigos mais usados para residências, ambientes comerciais e empresas. Seu uso é bem variado: prateleiras, tampos de mesa, janelas, portas, entre outros. Pode ser usado como um simples artigo para complementar a decoração, mas pode também ser usado para uso básico e personalizado, como o cliente desejar. O fato é que o vidro é um artigo que tem boa saída de mercado e por isso, as vidraçarias vêm ganhando cada vez mais espaço como alternativa de novo negócio e se tornando uma boa forma de empreendimento.

Montar uma vidraçaria não exige nem grande espaço nem um grande investimento se comparado a outros ramos de negócio. O empreendedor precisa apenas ter cuidado para ter um bom serviço e assim garantir uma boa carta de clientes. É preciso ser especialista no setor e conhecer a matéria-prima, caso contrário, o empreendimento pode gerar perda de valor por ficar na margem do serviço de qualidade mediana, e poderá ser esmagado facilmente pela concorrência, que não é baixa, mas também não é das mais altas, pois exige muito conhecimento para entrar neste ramo de negócio.

Antes de montar uma vidraçaria, o ideal é que o empreendedor faça um plano de negócios detalhado e um curso voltado especificamente para este setor. É de extrema importância ainda fazer uma pesquisa de mercado com a concorrência antes de estipular o valor do serviço para não entrar em confronto direto nem por cobrar tão caro e nem por cobrar tão barato. Outro conhecimento que não pode faltar é quanto aos diferentes tipos de vidro do mercado, para poder saber como cobrar e como orientar os funcionários para atender adequadamente aos clientes.

​As vidraçarias são um dos tipos de empreendimento extremamente ligados à decoração e por isso, a necessidade de um conhecimento sólido dos funcionários e do próprio empresário. Muitos dos clientes são decoradores, que optam por usar o material em janelas, em box para banheiros e principalmente, em portas para terraço ou ainda entusiastas que querem decorar seu próprio espaço com o uso da matéria-prima. Para atuar com tais produtos, é preciso ter conhecimento de qual o material ideal e o que cada item traz de vantagem e desvantagem para os clientes. Uma dica é que algumas vidraçarias vêm investindo em ter um design de interior em seu quadro de funcionários, para dar uma maior assistência no serviço, mas apenas se tiver capital para investir na contratação de tal profissional.

Concorrência

Este é um modelo de negócio que não é dos mais concorridos. Na maioria das grandes cidades não há mais que 20 vidraçarias próximas e geralmente estas são localizadas em locais próximos como referência para direcionar a busca do cliente. É um mercado com boa procura e por isso, sempre há espaço para um novo empreendedor, desde que os serviços sejam iguais ou superiores à qualidade dos já oferecidos no momento.

De fato, não é ideal montar qualquer que seja a loja se não for oferecer um bom serviço, pois estará assim assinando junto a sua abertura a data de fechamento. Caso não tenha condições de estudar para oferecer um bom serviço, o ideal é não enveredar para o ramo para não lhe causar constrangimento e gastos desnecessários.

Localização ideal para a vidraçaria

O local que poderia ser considerado ideal para montar uma vidraçaria seria em pontos com grande circulação de pessoal e fácil acesso, bem como com espaço para estacionamento na loja ou em ruas paralelas, uma vez que o produto exige transporte de carro. Não há problemas em estar localizado em um bairro residencial, desde que seja em uma rua movimentada ou avenida para fácil acesso da clientela.

A vantagem de estar localizado em um bairro fora do núcleo comercial é o valor do espaço, seja para compra ou aluguel. Tenha em mente que é seu cliente que busca o serviço seja ele onde for, o que pode ser em outra cidade, caso o deslocamento valha a pena e por isso, pode-se com certeza optar por transformar uma grande casa residencial em uma vidraçaria e aproveitar um bom preço de um ponto comercial para repasse. A maioria das pessoas que procura por uma vidraçaria, muitas vezes, vai por indicação ou por busca em lista telefônica. Assim, a localização não é um dos itens mais importantes a serem avaliados.

Estrutura básica para montar uma vidraçaria

O espaço para montar uma vidraçaria deve contar com ao menos 60 metros quadrados apenas para a fabricação das peças, sendo o local reservado para o administrativo em uma sala à parte. É preciso ter uma área para acoplar maquinário pesado, que são mesas de corte de vidro, lixadeira, bem como estoque das peças inteiras de fabricação que irão levar o corte e exigem espaço pelo seu comprimento.

Contando com todo o maquinário e objetos de escritório necessários para montar uma vidraçaria, o seu investimento inicial para este modelo de empreendimento pode girar em torno de R$ 40 mil, contando já com os vidros comprados em peças para dar início à produção. O capital de giro estimado para uma vidraçaria seria de R$ 15 mil, com prospecção de retorno do capital inicial investido em uma média de 15 meses a dois anos.

Número de funcionários de uma vidraçaria

Nem sempre uma grande quantidade é sinônimo de qualidade. O ideal é que se tenha em uma vidraçaria quatro funcionários com entendimento no assunto e atuação ampla na empresa, contando que será apenas você o gerente e administrador do negócio. Esse número deve ser lembrado para que sempre que se planeje o número de encomendas mensais, lembre-se que o seu quadro de funcionários pode não comportar uma grande demanda. Caso precise de mais pessoas, contrate funcionários temporários e efetive apenas se o número de encomendas aumentar consideravelmente.

Como divulgar uma vidraçaria

São boas fontes para atrair clientes, as mídia de divulgação em fachadas de loja com telefone para contato, principalmente, se for localizada em avenida movimentada. O que não pode faltar é estar na lista telefônica local, ainda uma grande fonte de consulta na contratação de empresas para este serviço. Um site é de boa ajuda, bem como estar em listas de contatos virtuais.