Como montar uma fábrica de temperos secos

Como montar uma fábrica de temperos secos

Trabalhar com produtos que tem alta circulação é uma ótima forma de ter sucesso. Hoje nós iremos falar justamente sobre isso e te mostrar como montar uma fábrica de temperos secos. Nosso país tem uma grande diversidade desse produto!
Com a mistura de povos somos resultados de pedaços de cultura de várias partes do mundo. Desde os índios que já estavam aqui, como os portugueses, os africanos, os italianos… Todos contribuíram para todos os temperos que temos hoje em dia.
Montar uma fábrica de temperos secos é um tipo de empreendimento que pode resultar em um sucesso enorme e que não precisa de grandes investimentos. A matéria prima é abundante e fácil de encontrar, o mercado fácil de acessar.
A questão nesse negócio é a força com que você vai entrar nele, trazendo novidades e investindo em inovação e divulgação. É preciso entender que ganhar dinheiro com uma fábrica de temperos secos significa pensar além do comum e trazer criatividade para coisas tão tradicionais. Está disposto a trabalhar em prol disso?

Tenha uma visão geral sobre o mercado

Nós sempre buscamos informações de fontes confiáveis para produzir os artigos para você. Um ponto que sempre procuramos por meio do Sebrae é o fator de mercado de cada negócio. No caso do mercado de temperos secos a gente tem alguns pontos interessantes para destacar.
O primeiro deles tem a ver com a movimentação anual que ele tem no mundo inteiro, são R$15 bilhões! É muito dinheiro! O que é mais interessante ainda é que o Brasil atua muito mais como comprador do que como vendedor nesse mercado, o que significa que é possível revolucionar esse segmento e começar a colocar o país como atuante.

Também é interessante saber que o modo industrial de temperos secos no Brasil não é profissionalizado. As pessoas não tem aproveitado esse segmento para fazer plantações destinadas somente a isso, muito menos existe preocupação em especialização da qualificação do produto em escala comercial.
Existem grandes empresas que praticamente dominam o mercado nacional. Isso significa que se você estiver disposto a fazer um trabalho diferenciado é possível ganhar muito espaço e se tornar um grande desse nicho.
Uma das coisas mais importantes que você vai aprender hoje sobre como montar uma fábrica de temperos secos é sobre a importância de dar intensidade ao seu trabalho no setor. Dá para ser diferente do comum e começar a atender pequenas regiões que são esquecidas pelas grandes indústrias. Quando você menos esperar terá um alcance territorial enorme e poderá até mesmo estar exportando o produto.

Como montar uma fábrica de temperos secos: Escolhendo a localização

Esse não é um ponto para instalação da sua fábrica que você vai precisar se preocupar com aspectos específicos. Na verdade sua preocupação deve ser geral, como em qualquer tipo de negócio. Pontos como segurança, infraestrutura, acesso, são importantes.
É válido avaliar a localização com relação aos seus fornecedores de matéria prima e às regiões que você trabalhará oferecendo os seus produtos. Quanto mais fácil for o acesso entre elas, mais tempo você ganha e mais fácil fica de expandir horizontes.
Nesse tipo de negócio você não precisa necessariamente se preocupar em estar distante das zonas residenciais, já que não causa nenhum tipo de odor, barulho ou substância.

Montando a estrutura da sua fábrica

Como eu falei anteriormente esse é um tipo de negócio que não é necessário fazer um grande investimento. A estrutura é simples e o tamanho do local também pode ser bem compacto. A partir de 30 m² você já consegue fazer a sua produção de temperos secos e articular estratégias de venda e distribuição.
O ideal, no entanto, é que o seu negócio tenha de 70 a 100 m², para que áreas sejam bem definidas e organizadas, evitando bagunça, sujeira e também aperto do setor da produção dos seus produtos. Isso influencia diretamente na qualidade.

Existem alguns setores que precisam estar presentes no seu negócio. São eles:

Recepção;

Área de produção;

Estoque para produtos acabados;

Estoque de matéria prima;

Escritório.

Equipamentos para fabricação de temperos secos

Como toda fábrica, você vai precisar adquirir ferramentas para conseguir fazer a sua produção. Existem equipamentos para produção de temperos secos que não podem faltar no seu estabelecimento e que te ajudarão a ter maior capacidade de produtividade e qualidade em tudo que fizer.

Vamos apresentar para você quais são esses equipamentos e ferramentas que você precisa comprar. Veja abaixo:

Utensílios de cozinha (facas, espátulas, colheres, recipientes…);

Pilão;

Moinho;

Seladora;

Rotuladora;

Estufas;

Sacos para colocar os temperos secos prontos;

Balanças de precisão.

É bom lembrar que você também vai precisar comprar material de escritório, como mesa, cadeira, computador, telefone e artigos de papelaria.

Quantas pessoas contratar?

A gente sempre pode começar pequeno e sonhar grande, por isso não se importe se sua fábrica ainda é menor do que você quer. Para iniciar, um dos pontos sobre como montar uma fábrica de temperos secos é contratar profissionais qualificados para atuar nas áreas do negócio. A princípio quatro funcionários é o suficiente.
Um deles te ajudará na parte administrativa do negócio e irá receber os clientes e/ou fornecedores. Dois deles precisarão estar focados exclusivamente a produção dos temperos. O quarto precisa ser o entregador dos temperos. De início ele pode ser um moto boy que tanto você pode contratar como pode fazer parceria e pagar por entrega.
Antes de contratar as pessoas que irão fazer parte da sua equipe analise bem o perfil de cada uma delas. Não é só o histórico e currículo que contam, mas a personalidade pessoal. Tenha com você pessoas honestas, éticas e que queiram crescer na vida com trabalho e dedicação.

A importância dos fornecedores

Esse é um tipo de negócio onde você vai precisar trabalhar diretamente e constantemente com fornecedores de plantas e ervas que são a base para os temperos secos que você vai produzir. A qualidade dessa matéria prima é essencial.
Por isso que você precisa analisar muito bem as opções de fornecedores que tem na sua região antes de fechar negócio com um ou outro. Você precisa ter confiança sobre a plantação da matéria prima, saber que vem de origem natural, sem interferências de agrotóxico…
Isso influencia no resultado final. A relação com os fornecedores precisa ser próxima, vocês serão parceiros e o sucesso dos dois faz bem para os dois. Por isso analise também as possibilidades de compra, as facilidades e até a assessoria que ele vai dar para você.
Entre as matérias primas que você vai precisar comprar sempre estão: Canela, coentro, cominho, camomila, louro, erva-doce, cravo, gengibre, orégano, mostarda em pó, pimenta da Jamaica, pimenta do reino, pimentão moído e por aí vai.

Quanto é preciso investir para monta ruma fábrica de temperos secos?

A maioria das pessoas que quer saber como montar uma fábrica de temperos secos fica mais interessado em saber quanto é preciso investir para que o negócio saia do papel e comece a funcionar. Isso depende muito da estrutura que você quer ter.

A base de investimento, também de acordo com informações do Sebrae ficam em torno de R$15.000 – isso se tratando de uma fábrica com cerca de 30 m². É um investimento super baixo e que dependendo da forma que você trabalho pode te dar ótimos retornos.

Você pode começar atendendo mercadinhos, mercearias e hortifruts do seu bairro e aos poucos expandindo para toda a cidade e estado. Não é porque você tem uma fábrica pequena que precisa pensar pequeno. Sonhe grande e vá em busca dos seus objetivos.

Agora que você já sabe como montar uma fábrica de temperos secos, só depende de você começar a agir para que ela saia da sua cabeça para se tornar uma realidade bem sucedida.